O que poderia ser feito para evitar o rompimento da barragem?
Índice
- O que poderia ser feito para evitar o rompimento da barragem?
- O que pode ser feito para evitar os fenômenos naturais?
- O que o poder público brasileiro tem feito para evitar os desastres causados pelas barragens de rejeitos de minério?
- Qual a principal causa dos rompimentos das barragens no Brasil?
- Quando ocorreu o desastre de Mariana?
- Como foi a tragédia de Mariana?
- Quais os peixes mortos durante o desastre de Mariana?
- Como avaliam as ações da Samarco em relação ao desastre de Mariana?
O que poderia ser feito para evitar o rompimento da barragem?
Uma medida crucial é a instituição de uma nova e eficaz política de gestão e monitoramento de barragens, que torne públicos, por exemplo, os estudos de ruptura (dam break), para que o risco involuntário seja conhecido.
O que pode ser feito para evitar os fenômenos naturais?
Se plantarmos árvores – por exemplo – numa encosta, as árvores reduzirão avalanches, manterão o solo fértil e vão parar ou diminuir as enxurradas. Além disso, as árvores nas encostas, absorvem a água da chuva.
O que o poder público brasileiro tem feito para evitar os desastres causados pelas barragens de rejeitos de minério?
Mas quem é responsável por isso? No Brasil, o órgão responsável por fiscalizar barragens de rejeitos é a Agência Nacional de Mineração (ANM), antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Além da existência desse órgão, existe a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), criada pela Lei nº12.
Qual a principal causa dos rompimentos das barragens no Brasil?
"A construção de uma barragem íngreme a montante [método no qual a barreira de contenção recebe camadas do próprio material do rejeito da mineração], o alto nível de água, rejeitos finos fracos dentro da barragem e a natureza frágil dos rejeitos geraram as condições para o rompimento", conclui o estudo divulgado hoje.
Quando ocorreu o desastre de Mariana?
- Professora de História. O Desastre de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015 e foi a maior tragédia ambiental da história do Brasil. O acidente foi provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco.
Como foi a tragédia de Mariana?
- Desde então, a quantidade de desastres com petroleiros diminuiu muito, mas o desleixo com o meio ambiente apenas migrou para outras áreas — como deixou claro o rompimento da barragem de Mariana, controlada pela mineradora Samarco. A tragédia deixou pelo menos 15 mortos e um rastro de lama tóxica pelo Rio Doce que já chegou ao Oceano Atlântico.
Quais os peixes mortos durante o desastre de Mariana?
- Peixes mortos durante o desastre de Mariana. A lama também impediu a realização da fotossíntese pelo fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática, e contaminou os peixes e outros organismos. Os rios atingidos ainda tiveram mudanças em suas características físicas como, diminuição da profundidade, destruição da mata ciliar e soterramento de ...
Como avaliam as ações da Samarco em relação ao desastre de Mariana?
- Como avalia, três anos depois, as ações de recuperação ambiental por parte da Samarco em relação ao desastre de Mariana? A situação ambiental está tão atrasada quanto o amparo aos atingidos. O cronograma foi benevolente demais com as empresas. E, ainda assim, só um entre 42 programas está em dia: o de resgate de animais.