Como se dá a reprodução sexuada das esponjas?
Índice
- Como se dá a reprodução sexuada das esponjas?
- Como as esponjas fazem para se alimentar?
- Como é formado o corpo das esponjas?
- Como é a reprodução assexuada e sexuada das esponjas?
- Quais são as formas de reprodução dos poríferos?
- Como as esponjas conseguem oxigênio?
- Como as esponjas filtram?
- Quanto ao esqueleto de sustentação caracterize as esponjas naturais utilizadas para o banho?
- Como ocorre a reprodução das esponjas?
- Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?
- Qual a forma mais simples de uma esponja?
- Como a circulação da água é importante para a esponja?

Como se dá a reprodução sexuada das esponjas?
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
Como as esponjas fazem para se alimentar?
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
Como é formado o corpo das esponjas?
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Como é a reprodução assexuada e sexuada das esponjas?
Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja. Sexuada. Neste caso, quando os espermatozoides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino).
Quais são as formas de reprodução dos poríferos?
Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.
Como as esponjas conseguem oxigênio?
Respiração. A respiração possui um processo similar ao da nutrição: a água que entra pelos poros carrega oxigênio que é, então, absorvido por difusão pelos coanócitos para o processo de respiração celular.
Como as esponjas filtram?
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
Quanto ao esqueleto de sustentação caracterize as esponjas naturais utilizadas para o banho?
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.
Como ocorre a reprodução das esponjas?
- Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.
Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?
- Muitas esponjas apresentam relações de comensalismo com outras espécies. É comum que pequenos peixes, moluscos e crustáceos, utilizem o interior da esponja como abrigo de predadores. Outras espécies desovam no interior das esponjas para que suas larvas e jovens se desenvolvam num refúgio seguro.
Qual a forma mais simples de uma esponja?
- Estrutura. A forma mais simples de uma esponja consiste num tubo fechado em uma das extremidades e aberto na oposta. A cavidade interna é chamada de átrio ou espongiocela. O átrio comunica-se com o meio externo através de uma abertura chamada ósculo. É através do ósculo que ocorre a saída da água que penetra na esponja.
Como a circulação da água é importante para a esponja?
- A circulação da água é muito importante para as funções vitais da esponja, tais como alimentação, excreção, reprodução e trocas gasosas.