adplus-dvertising

Quais riscos da periodontite para a gestação?

Índice

Quais riscos da periodontite para a gestação?

Quais riscos da periodontite para a gestação?

Uma revisão de estudos das universidades Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de Elche, na Espanha, revelou que gestantes com periodontite (infecção que destrói a gengiva e até os ossos que dão suporte aos dentes) correm um risco duas vezes maior de passarem por um parto prematuro.

Qual a principal relação entre parto prematuro e a doença periodontal?

Diversos estudos sugerem que a doença periodontal pode ser fator de risco para o parto pré-termo e/ou baixo peso ao nascer. Outros dados analisados , porém, não demonstraram haver correlação significativa entre doença periodontal e parto prematuro.

Quais os riscos para o feto de uma gestante portadora de doença periodontal não controlada tratada?

gingivalis antes e durante a gravidez pode provocar efeitos deletérios sobre o desenvolvimento do feto, como malformação fetal, retardo de crescimento e até morte fetal.

Quem tem periodontite pode engravidar?

Pesquisa mostrou que mulheres com doenças periodontais demoram cerca de dois meses a mais para engravidar. Quando chega a hora de engravidar, muitas mulheres já agendam todos os exames ginecológicos recomendados para ter uma gestação tranquila.

Como tratar a periodontite na gravidez?

O tratamento periodontal pode e deve ser realizado. Mas, deve ser feito de preferência no segundo trimestre da gravidez e com o consentimento do médico que acompanha a grávida. No terceiro trimestre da gravidez, também é possível realizar o procedimento.

Porque a gengiva inflama na gravidez?

A gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes, é uma situação muito comum durante a gravidez, especialmente devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que tornam as gengivas mais sensíveis.

Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?

A doença periodontal é altamente prevalente nos indivíduos diabéticos. Nesses indivíduos, o controle deficiente do biofilme dental pode favorecer a instalação da doença periodontal com maior severidade e velocidade de progressão do que aquela observada em indivíduos não diabéticos.

Qual o fator etiológico das doenças periodontais que se acredita atualmente?

O agente etiológico das doenças periodontais, assim como da cárie dentária, é a placa bacteriana, embora os microrganismos associados ao desenvolvimento da cárie e da doença periodontal sejam distintos. Para o desenvolvimento da gengivite, basta permitir o acúmulo de placa sobre a coroa dos dentes.

Quando encaminhar a gestante para o alto risco?

Pacientes com suspeita de acretismo placentário, história de tromboembolismo prévio, hipertireoidismo, anemia grave, diabetes prévio à gestação, pré-eclâmpsia atual (após avaliação em emergência) ou histórico de pré-eclâmpsia em gestações anteriores, histórico ou incompetência istmo- cervical atual ou outras ...

Por que a doença periodontal pode afetar a saúde da gravidez?

  • Pesquisas recentes mostram que a doença periodontal pode alterar a saúde geral da gestante e causar efeitos indesejáveis para o bem-estar do feto, elevando o risco de parto prematuro e de bebês com baixo peso do nascimento. Pinard relatou em 1877 o primeiro caso de "gengivite da gravidez".

Qual é a doença periodontal na gestação?

  • DOENÇA PERIODONTAL NA GESTAÇÃO Daniele Dai Prá Cunha Professor orientador: Alex Nogueira Haas PORTO ALEGRE 2011 2\\u2029 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PERIODONTIA DOENÇA PERIODONTAL NA GESTAÇÃO Daniele Dai Prá Cunha Monografia apresentada como requisito

Qual a principal característica da doença periodontal?

  • A principal característica da doença periodontal é o fato de que ela não atinge especificamente o dente. Esse problema afeta os tecidos que estão ao redor dele e que garantem a sua sustentação e proteção, ou seja, o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

Como Prevenir a doença periodontal?

  • A doença periodontal compromete significativamente a saúde bucal do paciente e oferece riscos para a saúde, de modo geral. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante, bem como a correta intervenção do dentista para conter o avanço do problema e revertê-lo, visando ao máximo minimizar suas consequências.

Postagens relacionadas: