Como o manitol reduz a pressão intracraniana?
Índice
- Como o manitol reduz a pressão intracraniana?
- Como diminuir pressão intracraniana?
- Como o uso de hiperventilação pode diminuir a hipertensão intracraniana?
- Qual tratamento para um paciente com PIC elevada?
- Como a terapia Hiperosmolar pode causar o efeito rebote?
- Para que serve a solução de manitol?
- O que causa pressão no cérebro?
- Como a hiperventilação pode diminuir a PIC?
- Como a terapia Hiperosmolar pode causar efeito rebote?
Como o manitol reduz a pressão intracraniana?
Manitol: o manitol inicialmente causa expansão plas- mática, reduzindo o hematócrito e a viscosidade sangüínea, aumentando o fluxo sangüíneo e o aporte de oxigênio ao cérebro, e reduzindo a PIC em poucos minutos.
Como diminuir pressão intracraniana?
O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.
Como o uso de hiperventilação pode diminuir a hipertensão intracraniana?
Hiperventilação: o uso da ventilação mecânica para diminuir a PaCO2 a 26-30 mmHg demonstra reduzir rapidamente a PIC através de vasoconstrição e diminuição no volume de sangue intracraniano.
Qual tratamento para um paciente com PIC elevada?
Recomenda-se o uso de NaCl 3%, quando a PIC se mantém elevada (>25 mmHg) em vigência de tratamento máximo, incluindo hiperventilação controlada e coma barbitúrico27. O objetivo é elevar o sódio até 160 mEq/l e manter a osmolaridade em torno de 330 mOsm/l.
Como a terapia Hiperosmolar pode causar o efeito rebote?
A hiperosmolaridade (osmolaridade > 320 mOsm/L) está associada a efeitos adversos renais e do sistema nervoso central e a diurese osmótica que acompanha o manitol pode levar à hipotensão12. Com o manitol, a penetração do sódio na barreira hematoencefálica é pequena.
Para que serve a solução de manitol?
O Manitol é indicado para a promoção da diurese, na prevenção da falência renal aguda durante cirurgias cardiovasculares e/ou após trauma; redução da pressão intracraniana e tratamento do edema cerebral; redução da pressão intraocular elevada quando esta não pode ser reduzida por outros meios, ataque de glaucoma; ...
O que causa pressão no cérebro?
Isso pode ser causado por uma massa (como um tumor), por um sangramento no cérebro ou fluido ao redor do cérebro, ou por um inchaço dentro do próprio cérebro. Muitas condições podem aumentar a pressão intracraniana.
Como a hiperventilação pode diminuir a PIC?
A hiperventilação pode reduzir a PIC pela hipocapnia que induz a vasoconstricção cerebral com conseqüente redução do FSC. A indução rotineira de vasoconstricção pela hipocapnia pode provocar uma redução adicional do FSC, o que agravaria o déficit perfusional, levando, posteriormente, a uma isquemia cerebral.
Como a terapia Hiperosmolar pode causar efeito rebote?
A hiperosmolaridade (osmolaridade > 320 mOsm/L) está associada a efeitos adversos renais e do sistema nervoso central e a diurese osmótica que acompanha o manitol pode levar à hipotensão12. Com o manitol, a penetração do sódio na barreira hematoencefálica é pequena.