adplus-dvertising

Como é a referência quando tem se líquido escuro e líquido claro em uma Bureta considerando o menisco?

Índice

Como é a referência quando tem se líquido escuro e líquido claro em uma Bureta considerando o menisco?

Como é a referência quando tem se líquido escuro e líquido claro em uma Bureta considerando o menisco?

Se o menisco for de uma superfície côncava, sua parte inferior deverá coincidir com a linha de aferição. Se for convexo, será considerada sua parte superior, Figura 14; 2. Se o líquido for transparente, a parte inferior do menismo deverá coincidir com a linha de aferição.

Como fazer a leitura de uma Bureta?

Para efectuar uma leitura do nível do líquido na bureta deve: Fazer-se a leitura pela tangente à parte inferior do menisco, colocando os olhos a esse nível, para evitar erros de paralaxe. Utilizar-se um cartão branco para ajudar a leitura (Figura 7).

Como deve ser feita a leitura do menisco?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

Por que a leitura do nível dos líquidos deve ser feita na altura dos olhos?

A superfície de um líquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o líquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4).

Como ler a proveta?

Já dentro da proveta, a superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco (observar na figura 2). A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se olharmos para a figura ao lado, colocando os nossos olhos ao nível do menisco, podemos fazer uma leitura de 18 ml.

O que representa o menisco em um balão volumétrico?

O menisco é a marcação de um líquido ou sólido em um recipiente, contendo um determinado volume. A Figura de um menisco marcando 18 mL.

Quais os erros mais comuns na leitura do menisco numa medida de volume?

Um dos erros mais comuns de leitura é o chamado erro de paralaxe, ocorrendo quando o observado olha acima do menisco ou abaixo do menisco, resultando assim numa leitura superior ou inferior ao resultado verdadeiro, surgindo esse erro por causa de uma inclinação do recipiente em relação ao olho do observador.

O que significa a acertar o menisco como é feita a leitura do menisco?

- o acerto do menisco deve ser feito com muita atenção, pois um pequeno desvio (ex: apenas 1 mm) no seu ajuste pode significar um erro apreciável no volume medido; - deve-se manter os olhos na perpendicular (no mesmo nível) da superfície inferior do líquido.

Qual a forma correta de fazer a leitura em um material volumétrico?

a) Leitura correta de volume Ao ler volumes em vidraria volumétrica devem-se evitar erros decorrentes de mau posicionamento do olho em relação à altura do menisco do líquido. Procure sempre posicionar-se de modo que sua linha de visão fique, em ralação à superfície do líquido, como ilustrado na Figura 1.

Postagens relacionadas: