O que deve ser valorizado no currículo para a modalidade EJA?
Índice
- O que deve ser valorizado no currículo para a modalidade EJA?
- Quais os elementos constituem a EJA como uma modalidade de ensino?
- Qual a importância do EJA para a sociedade?
- O que a Bncc diz sobre a EJA?
- Porque a EJA é uma modalidade de ensino?
- Qual é o currículo da EJA?
- Qual a importância de termos profissionais na EJA?
- Como se organiza a estrutura curricular da EJA?
- Qual a contradição entre as diretrizes curriculares da EJA e a EJA?
O que deve ser valorizado no currículo para a modalidade EJA?
O currículo para a EJA Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo, como processo de seleção, análise da cultura e do perfil dos alunos da EJA. São eles: cultura, trabalho e tempo.
Quais os elementos constituem a EJA como uma modalidade de ensino?
As Diretrizes Curriculares Estaduais de EJA (DCEs) enfatizam a função social dessa modalidade de ensino, o perfil de seus educandos, as formas de avaliação, metodologia e especialmente, os três eixos articuladores do currículo de EJA, a saber: cultura, trabalho e tempo.
Qual a importância do EJA para a sociedade?
O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira. É que, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais.
O que a Bncc diz sobre a EJA?
Na primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lançada em 2015, chamou atenção a ausência de qualquer formulação referente à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade da Educação Básica. O texto limita-se a informar que determinados eixos e conteúdos se aplicam a crianças, jovens e adultos.
Porque a EJA é uma modalidade de ensino?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dessa numerosa população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. ... E a Emenda Constitucional nº ampliou esse direito ao Ensino Médio.
Qual é o currículo da EJA?
- A EJA requer um currículo que dialogue com as singularidades da pessoa jovem, adulta ou idosa e que incorpore as especificidades e diversidades presentes no universo desses sujeitos, considerando suas origens, culturas, saberes, conhecimentos e projetos de vida.
Qual a importância de termos profissionais na EJA?
- Há muito se vem discutindo a importância de termos na EJA profissionais formados para o trabalho com esse público, com uma formação que possibilite um repensar contínuo de sua prática, de forma a tornar-se cada vez mais identificado com as questões pedagógicas específicas dos educandos jovens e adultos.
Como se organiza a estrutura curricular da EJA?
- Como se organiza a estrutura curricular da EJA no Currículo em Movimento da Educação Básica? A oferta da EJA é organizada em regime semestral. A modalidade atende a toda a educação básica, compreendendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Qual a contradição entre as diretrizes curriculares da EJA e a EJA?
- Diante dessa pesquisa, conclui-se que existe uma contradição das concepções entre as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e as Diretrizes Curriculares da EJA em relação aos conteúdos trabalhados pelos professores, aos alunos da EJA.