Como funciona uma recuperação paralela?
Índice
- Como funciona uma recuperação paralela?
- Qual a diferença entre recuperação contínua e paralela?
- O que é avaliação paralela?
- Como fazer uma recuperação continua?
- Porque fazer recuperação paralela?
- O que significa recuperação continua?
- O que diz a LDB sobre a recuperação paralela?
- Qual o objetivo principal da recuperação paralela?
- Quais são as aulas de Recuperação Paralela no ensino fundamental?
- Qual a finalidade da recuperação?
- Por que é preciso repensar a recuperação?
- Como é realizada a recuperação contínua?

Como funciona uma recuperação paralela?
Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual.
Qual a diferença entre recuperação contínua e paralela?
A recuperação contínua deveria ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem pelo professor regular da classe; a recuperação paralela seria oferecida inicialmente em horário diverso ao das aulas e por outro professor.
O que é avaliação paralela?
Os conteúdos abordados em provas de 2ª chamada correspondem aos cumulativos de cada disciplina por período, assim como ocorre na etapa de Avaliação. ... A nota alcançada substituirá a que estiver em aberto (Verificação, Avaliação ou somatório de ambas).
Como fazer uma recuperação continua?
Boas práticas para a recuperação contínua
- Combinar momentos de estudo online (pelo Geekie Lab) e presencial;
- Aplicar dinâmicas de aprendizado colaborativo, nas quais alunos com maior domínio do tema ajudam aqueles que têm mais dificuldade;
Porque fazer recuperação paralela?
A recuperação paralela entra como uma possibilidade de correção das dificuldades encontradas após a aplicação do instrumento de avaliação do professor ou ao longo do desenvolvimento da disciplina e do curso.
O que significa recuperação continua?
Recuperação contínua é uma estratégia pedagógica que visa evitar o acúmulo de defasagens e, ao mesmo tempo, favorecer um trabalho de recuperação mais profundo.
O que diz a LDB sobre a recuperação paralela?
13, inciso IV da LDB; que uma recuperação paralela competente e que vise ao efetivo desenvolvimento dos estudantes considerará as reais necessidades de cada um para alargar-se no tempo, do que decorre que uma escola pode realizar recuperação contínua, segundo a diversidade dos que dela necessitem.
Qual o objetivo principal da recuperação paralela?
A recuperação paralela deverá desenvolver-se de modo contínuo e paralelo ao longo do processo pedagógico, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectada ao longo do período letivo.
Quais são as aulas de Recuperação Paralela no ensino fundamental?
- No âmbito do Ensino Fundamental II, após as verificações do 1º e 2º períodos, a Escola propicia aulas de recuperação paralela para os alunos que não atingirem pontuação mínima de 60%, de modo a resgatar conteúdos não assimilados e/ou elucidar dúvidas em relação aos focos trabalhados nos momentos avaliativos.
Qual a finalidade da recuperação?
- A recuperação destina-se ao aluno que apresenta dificuldades e tem como objetivo corrigir deficiências na aprendizagem dos conteúdos ministrados. Ela é paralela e deve acontecer no momento em que a dificuldade se apresentar. Objetivando a melhoria do aproveitamento dos estudantes com
Por que é preciso repensar a recuperação?
- Cipriano Luckesi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sugere a seguinte abordagem: "Se, ao verificar quem aprendeu o quê, você percebe que um ou mais estão com dificuldade, é preciso repensar as estratégias e materiais para eles". Ou seja, para quem acredita que ninguém vai ficar para trás, a única saída é fazer a tal recuperação sempre.
Como é realizada a recuperação contínua?
- Existem dois métodos de recuperação: Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.