adplus-dvertising

O que deve ter na UBS?

Índice

O que deve ter na UBS?

O que deve ter na UBS?

Numa UBS, o cidadão poderá:

  • Ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
  • Fazer curativos.
  • Fazer inalações.
  • Tomar vacinas.

Quais profissionais compõem a UBS?

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros, podem usar o serviço, sejam eles de Equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB), Equipes do Consultório na ...

Quais são os tipos possíveis de equipamentos de Saúde na atenção básica?

São considerados unidades ou equipamentos de saúde no âmbito da Atenção Básica:

  • a) Unidade Básica de Saúde.
  • b) Unidade Básica de Saúde Fluvial.
  • c) Unidade Odontológica Móvel.

Quando surgiu a Unidade Básica de Saúde?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda hoje conhecidas como postos de saúde 8. surgiram na década de 1980 no contexto de organização dos serviços, como possibilidade de maior eficácia de tratamento (resolutividade nas questões referentes à saúde).

Quais são os programas da atenção básica?

Entre o conjunto de iniciativas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) para cuidar da população no ambiente em que vive estão o Programa Saúde na Hora, o Médicos pelo Brasil , o Previne Brasil e a Estratégia Saúde da Família, entre outros programas, ações e estratégias.

Quantas pessoas uma UBS atende?

A população máxima de atendimento, em grandes centros é de uma UBS para cada 12.000habitantes. Cada equipe ESF deve ser responsável por no máximo 4000 habitantes, sendo a média recomendada de 3000 habitantes.

O que é UBS e ESF?

A Unidade Básica de Saúde (UBS) onde atuam as Equipes Saúde da Família (ESF) pode ser o antigo Centro de Saúde reestruturado ou a antiga Unidade Mista, mas, que deverá estar trabalhando dentro de uma nova lógica, com maior capacidade de ação para atender às necessidades de saúde da população de sua área de abrangência.

Postagens relacionadas: