adplus-dvertising

O que deve ser feito para evitar a erosão do solo?

Índice

O que deve ser feito para evitar a erosão do solo?

O que deve ser feito para evitar a erosão do solo?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

O que é erosão e como podemos evitá lá?

Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. Nas encostas, por exemplo, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água. ... Outra forma de proteger a terra é cultivar no mesmo terreno plantas diferentes mas em períodos alternados.

Como evitar o surgimento de erosão?

  • Nas propriedades rurais, com o intuito de evitar o surgimento de erosão, é importante que o produtor tome algumas medidas preventivas: Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, ...

Como evitar a erosão no solo?

  • Algumas das principais causas da erosão no solo é a incidência constante de fortes ventos e uma alta taxa de chuvas e umidade, e para terrenos localizados em encostas ou com grandes elevações, a necessidade de saber como evitar erosão no solo é ainda maior, pois erosões nesses locais podem causar a destruição de grande parte da propriedade.

Como evitar a erosão da chuva?

  • A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão. Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial. Não pare agora...

Como evitar a erosão do Jardim?

  • O excesso de rega no jardim pode acelerar a erosão ao desgastar o solo. Use menos água ou instale um sistema de irrigação por gotejamento. Como esse sistema só libera pequenas quantias de água de cada vez, não há um fluxo de água intenso que leve a superfície do solo embora.

Postagens relacionadas: