adplus-dvertising

Quais são as estruturas reprodutivas das gimnospermas?

Índice

Quais são as estruturas reprodutivas das gimnospermas?

Quais são as estruturas reprodutivas das gimnospermas?

As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios.

Como se dá o ciclo de vida das gimnospermas?

No ciclo de vida das gimnospermas, as plantas alternam entre uma fase sexual e uma fase assexuada. Esse tipo de ciclo de vida é conhecido como alternância de gerações . A produção de gametas ocorre na fase sexual ou geração de gametófitos do ciclo. Os esporos são produzidos na fase assexuada ou geração de esporófitos.

Como é feito o processo de polinização?

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.

Como é a reprodução das gimnospermas e angiospermas?

Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino. Após a fecundação, é formado o zigoto, que dará origem ao embrião.

Qual parte da Angiosperma é considerada a estrutura reprodutiva da planta?

Temos ainda as partes reprodutivas: estames e carpelos. Os estames são a porção da planta onde são produzidos o pólen. O estame é formado pelo filete e pela antera, sendo, esse último, o local onde o pólen é produzido. O conjunto de estames forma o androceu.

O que é o óvulo das gimnospermas?

Nas gimnospermas, entre as quais as coníferas, os óvulos formam-se na superfície de uma escama ovulífera (portadora de óvulos), geralmente dentro de uma pinha (também designado por megastróbilo). Nos extintos pteridófitos com sementes, os óvulos surgiam na superfície das folhas.

Qual a diferença entre as gimnospermas e as outras?

  • Uma diferença em relação as outras gimnospermas é que são plantas decíduas, ou seja, suas folhas caem no outono. Acredita-se que não ocorra uma população natural dessa espécie em nenhuma área do mundo, porém esta árvore encontra-se preservada em templos na China e no Japão. São utilizadas como plantas ornamentais em diversos países.

Qual a função das sementes antes da germinação?

  • As sementes possuem como função principal proteger e alimentar o embrião antes da germinação, por isso essa característica permitiu que essas plantas conseguissem dominar uma área muito maior que a das briófitas e pteridófitas. Essa estrutura reprodutiva é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.

Como são produzidas as sementes masculinas?

  • As sementes são produzidas originando-se nos estróbilos femininos. Os estróbilos masculinos produzem os micrósporos por meio da meiose, passam por divisão mitótica e acabam por originar o pólen, que é o gametófito masculino protegido por um envoltório.

Quando começou o desenvolvimento das plantas com sementes?

  • O surgimento das plantas com sementes se iniciou no período Devoniano superior, há aproximadamente 365 milhões de anos. Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies.

Postagens relacionadas: