Quais são os requisitos do pedido?
Índice
- Quais são os requisitos do pedido?
- Quais os requisitos da contestação?
- Quais são os documentos indispensáveis à propositura de ação?
- Como deve ser elaborado o pedido em uma ação?
- Como deve ser feita a petição inicial?
- Qual a causa da petição inicial?
- Como é regulamentada a petição inicial?
- Quais mudanças ocorreram na petição inicial?

Quais são os requisitos do pedido?
Requisitos do Pedido O pedido deve ser certo ou determinado. É lícito, porém, formular pedido genérico. Entende-se por certo, o pedido expresso, pois não se admite que o pedido do autor possa ficar implícito. Já a determinação se refere aos limites da pretensão.
Quais os requisitos da contestação?
Os requisitos da contestação são semelhantes aos da petição inicial: nome e prenome das partes (qualificação não é necessária, se corretamente já feita na inicial); o endereçamento ao juízo da causa; documentos indispensáveis; requerimento de provas; dedução dos fatos e fundamentos jurídicos da defesa.
Quais são os documentos indispensáveis à propositura de ação?
320 do CPC exige que a petição inicial seja acompanhada dos documentos “indispensáveis à propositura da ação”. ... Contudo, três documentos costumam se fazer indispensáveis a qualquer petição inicial do rito comum: a procuração, o comprovante do pagamento das custas processuais e os documentos de identificação do autor.
Como deve ser elaborado o pedido em uma ação?
O pedido deve ser determinado e certo, salvo exceções dispostas no artigo 324, sendo assim, através da petição inicial o autor deve indicar o conteúdo pretendido, podendo também apresentar pleitos, p. ex., reconvenção.
Como deve ser feita a petição inicial?
- A petição deve conter ainda, a indicação do endereço, eletrônico e não eletrônico, do advogado e deve vir acompanhada da procuração (art. 287, CPC ). São considerados requisitos formais da petição inicial:
Qual a causa da petição inicial?
- Deve a Petição inicial conter a exposição dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido. Compõem a causa de pedir: o fato (causa próxima) e o fundamento jurídico (causa remota).
Como é regulamentada a petição inicial?
- A petição inicial é regulamentada no Capítulo II do Título I do Livro I da Parte Especial do CPC, dedicado ao procedimento comum, nos arts. 319/331. Apesar de não estarem na Parte Geral, essas regras se aplicam a todos os procedimentos especiais e ao processo de execução, que também começam com a petição inicial.
Quais mudanças ocorreram na petição inicial?
- Apesar de parecerem sutis as mudanças no NCPC em relação aos requisitos da petição inicial, houveram mudanças significativas que alteraram alguns pontos no momento de redigir uma petição. O artigo 282 do CPC de 1973 previa que a petição inicial deveria indicar o juiz ou o tribunal a que é dirigida.