Como é feita a convenção de condomínio?
Índice
- Como é feita a convenção de condomínio?
- Quem pode fazer a convenção de condomínio?
- O que é a convenção o que deve conter?
- Qual a finalidade da convenção de condomínio?
- Como conseguir convenção condomínio?
- O que vale mais a convenção ou o regimento interno?
- O que vale mais a convenção ou o Código Civil?
- Como aprovar a convenção do condomínio?
- Será que a convenção do condomínio está desatualizada?
- Quais são as regras de um condomínio?
- Qual é o documento de convivência do condomínio?

Como é feita a convenção de condomínio?
Convenção de Condomínio: esse documento é considerado um documento público, registrado no Cartório de Registro de Imóveis e obrigatório desde a criação do condomínio, a convenção dispõe sobre as determinações “burocráticas” do condomínio, ou seja, discriminação da área individual de cada unidade do condomínio, bem como ...
Quem pode fazer a convenção de condomínio?
Quando e quem pode fazer a convenção condominial? Na maioria dos casos, a minuta da convenção condominial é escrita pelas próprias construtoras e incorporadoras, e aprovada na primeira assembleia de moradores, na qual também é eleito o primeiro síndico do condomínio.
O que é a convenção o que deve conter?
É a "Constituição" do condomínio. Todas as regras internas devem constar deste documento. Pela complexidade e importância deste documento, é recomendável contar com o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário para a redação. ...
Qual a finalidade da convenção de condomínio?
A Convenção de Condomínio é o conjunto de leis que regula o funcionamento do condomínio e serve, entre outras competências, para garantir direitos e reforçar os deveres dos condôminos e demais frequentadores, de modo transparente, justo e organizado.
Como conseguir convenção condomínio?
A maneira de você conseguir tanto o regulamento quanto a convenção é ir no Cartótio de Registro de Títulos e Documentos de sua cidade. É lá que ficam registrados esses documentos.
O que vale mais a convenção ou o regimento interno?
A convenção do condomínio, devidamente aprovada em assembleia de condôminos e registrada em cartório, é a lei maior e prevalece em qualquer circunstancia sobre o regimento interno.
O que vale mais a convenção ou o Código Civil?
De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo quinto que “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Logo, de acordo com a lei citada acima, ela é quem vale mais.
Como aprovar a convenção do condomínio?
- Para aprovar a convenção, é necessário a assinatura de pelo menos 2/3 terços dos proprietários. Feito isso, a convenção estará em vigor. Logo, assim que ela passa a existir, podem começar as cobranças relacionadas às despesas do condomínio, bem como a exigência das outras determinações da convenção.
Será que a convenção do condomínio está desatualizada?
- O síndico que perceber que a convenção do condomínio está desatualizada, seja anterior ou não ao Código Civil, deve convocar uma assembleia de condôminos para expor a necessidade de se corrigir as disposições da lei condominial. A alteração da convenção de condomínio depende da aprovação de ⅔ dos votos dos condôminos.
Quais são as regras de um condomínio?
- Por outro lado, as regras só são válidas se nele constam. Cada condomínio redige a sua, assim que começa a ocupação pelos moradores. Pela complexidade e importância deste documento, é recomendável contar com o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário para a redação.
Qual é o documento de convivência do condomínio?
- Ou seja, é um documento que reúne as principais regras de convivência e de administração com o objetivo de garantir uma rotina pacífica e uma gestão transparente. Desse modo, não se trata de mera burocracia, mas, sim, de um instrumento indispensável para o bom funcionamento do condomínio.