O que deve constar na Ltcat?
Índice
- O que deve constar na Ltcat?
- O que significa Ltcat no trabalho?
- Qual a NR que fala sobre Ltcat?
- Como se faz um Ltcat?
- O que é o documento Ltcat?
- Qual a necessidade do Ltcat?
- Quais são as leis em torno do LTCAT?
- Qual a data de expiração do LTCAT?
- Quais os pontos a serem observados na elaboração do LTCAT?
- Qual a linha de raciocínio do LTCAT?

O que deve constar na Ltcat?
O (LTCAT) que deverá conter dentre outros dados: dados da empresa; setor de trabalho, descrição dos locais e dos serviços realizados em cada setor, com pormenorização do ambiente de trabalho e das funções, passo a passo, desenvolvidas pelo segurado; condições ambientais do local de trabalho; registro dos agentes ...
O que significa Ltcat no trabalho?
O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) tem como objetivo identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho.
Qual a NR que fala sobre Ltcat?
Segurança do Trabalho | LTCAT | NR15.
Como se faz um Ltcat?
Infelizmente, algumas empresas só fornecem ele depois que você entra na justiça. Caso você seja profissional autônomo, é imprescindível contratar um Engenheiro Especialista em Segurança do Trabalho ou um Médico especialistas em Saúde do Trabalho, para fazer seu LTCAT. É recomendável que você faça o LTCAT a cada 3 anos.
O que é o documento Ltcat?
O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) tem como objetivo identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho. Este laudo conclui se a exposição do trabalhador aos agentes nocivos caracteriza o direito à aposentadoria especial, baseando-se na legislação previdenciária.
Qual a necessidade do Ltcat?
Trata-se de um documento que o INSS considera obrigatório para analisar casos de aposentadoria especial. O LTCAT demonstra se o segurado trabalhou em algum período em área exposta a agentes nocivos que possam comprometer sua saúde ou integridade física.
Quais são as leis em torno do LTCAT?
- As leis em torno do LTCAT não exigem que o laudo seja confeccionado por integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). O SESMT é um grupo formado por profissionais de nível técnico e superior, especialistas em saúde e em segurança do trabalho.
Qual a data de expiração do LTCAT?
- Não existem datas de expiração para o LTCAT, ao contrário do PPRA, que precisa ser elaborado uma vez por ano. A legislação, porém, obriga os empregadores a revisar o documento de caráter previdenciário mediante algumas circunstâncias. Confira, a seguir, quais são essas situações:
Quais os pontos a serem observados na elaboração do LTCAT?
- Os pontos a serem observados na elaboração do LTCAT estão descritos no artigo 247 da instrução normativa INSS/PRES nº 45, de 6 de agosto de 2010: Se é individual ou coletivo. Identificação da empresa. Identificação do setor e da função. Descrição da atividade.
Qual a linha de raciocínio do LTCAT?
- Seguindo a mesma linha de raciocínio, o LTCAT não tem nenhuma relação com as políticas e providências para a redução ou a eliminação de ameaças durante a rotina profissional. O laudo é como um comprovante para favorecer o trabalhador que ficou vulnerável a riscos durante o expediente.