Quais os acontecimentos que levaram Costa e Silva decretar o ai-5?

Quais os acontecimentos que levaram Costa e Silva decretar o ai-5?
O estopim para a intervenção militar deu-se quando os políticos da oposição demonstraram sua insatisfação contra os militares. O grande pivô da crise dos militares com a oposição consentida formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deu-se com o deputado Márcio Moreira Alves.
O que motivou o ai-5?
Em outras palavras, era mais um pretexto para implementar medidas recomendadas pelos militares desde julho de 1968. Ele foi o instrumento que faltava para a ditadura, focada na figura do presidente, acabar com os direitos políticos de dissidentes e intervir nos municípios e estados.
O que determinou o AI-5?
O AI-5 é uma norma legal instituída pelo governo militar que estabelecia prerrogativas para que os militares pudessem perseguir os opositores do regime. Consistia basicamente em uma ferramenta que dava legalidade jurídica para o autoritarismo e a repressão impostos pelos militares desde 1964.
Quem pode decretar o AI-5?
Art. 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
Quais os motivos que levaram à queda de Jango?
João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango (São Borja, 1 de março de 1919 — Mercedes, 6 de dezembro de 1976), foi um advogado e político brasileiro, 24. ° presidente do Brasil, de 19. Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército. ...
Quais foram as decisões tomadas no Ato Institucional número 5 ai-5?
Cassar mandatos políticos de deputados, senadores e vereadores; Suspender os direitos políticos de cidadãos; Decretar estado de sítio sem necessitar da aprovação do Legislativo; Apreender recursos de cidadãos.