O que deve acontecer com a massa de um átomo quando este ganha ou perde elétrons explique?
Índice
- O que deve acontecer com a massa de um átomo quando este ganha ou perde elétrons explique?
- Quando um átomo ganha elétrons como fica sua carga elétrica?
- Quanto é uma unidade de massa atômica?
- Qual a relação entre massa e massa do átomo de carbono 12?
- Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?
- Quais são as massas atômicas desses isótopos?

O que deve acontecer com a massa de um átomo quando este ganha ou perde elétrons explique?
Quando o átomo perde elétrons, ele passa a ter mais prótons, tornando-se positivamente carregado. Ao íon positivo, ou seja, com excesso de prótons, damos o nome de cátion. Quando o átomo ganha elétrons, ele se torna negativamente carregado, ou seja, tem mais elétrons do que prótons.
Quando um átomo ganha elétrons como fica sua carga elétrica?
Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Quanto é uma unidade de massa atômica?
- Foi determinado que uma unidade de massa atômica equivale a 1,66 * 10-24 g, o mesmo que 1/12 do carbono. As massas dos átomos são comparadas com esse padrão de 1u, o que quer dizer que a massa atômica indica quantas vezes um átomo pesa mais do que 1/12 do carbono. A massa atômica é o valor que aparece logo abaixo dos nomes de cada elemento na ...
Qual a relação entre massa e massa do átomo de carbono 12?
- (FEI-SP) Se um átomo apresentar a massa atômica igual a 60 u, a relação entre a massa desse átomo e a massa do átomo de carbono 12 valerá? Alternativa correta: e) 5. Portanto, se um átomo apresentar a massa atômica igual a 60 u, a relação entre a massa desse átomo e a massa do átomo de carbono 12 valerá 5.
Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?
- A energia necessária para remover electrões de um átomo é chamada energia de ionização, ou potencial de ionização. Estes termos são também usados para descrever a ionização de moléculas e sólidos, mas os valores não são constantes, porque a ionização pode ser afectada pela química, geometria e temperatura locais.
Quais são as massas atômicas desses isótopos?
- As massas atômicas destes isótopos, expressas em unidades de massa atômica (u), e suas respectivas abundâncias num dado lote do elemento, são fornecidas na tabela a seguir. A massa atômica deste lote, em u, é igual a: a) 23,98504, exatamente. b) 2498584, exatamente.