adplus-dvertising

O que determina o valor da força de trabalho para Marx?

Índice

O que determina o valor da força de trabalho para Marx?

O que determina o valor da força de trabalho para Marx?

Concluímos por agora que a força de trabalho, como as demais mercadorias, tem um valor que está determinado pelos meios de subsistência necessários à sua reprodução, à instrução profissional, à manutenção média duma família e à manutenção dum certo nível cultural.

O que determina o valor da mercadoria força de trabalho?

O que define o valor de uma mercadoria é a quantidade de força de trabalho depreendida para a sua produção. O valor da força de trabalho, como as demais mercadorias, também é definido pelo valor do custo da sua produção. ...

Qual o papel da força de trabalho na produção capitalista?

Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas. Em O Capital, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial. ... Esse excedente é a mais-valia, trabalho não pago que é apropriado pelo capitalista sob a forma de lucro.

O que determina o valor de uma mercadoria?

O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço.

Porque podemos considerar o trabalho como mercadoria?

“É ver como é que o homem, ou pelo menos seu trabalho, se torna mercadoria” (idem). Para o historiador, a transformação do trabalho em mercadoria é, pois, um fato incontestável, consistindo o problema em ver como isto aconteceu.

Qual a força de trabalho?

  • Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. [1]

Onde a gestão da força de trabalho pode ser aplicada?

  • Onde a Gestão da Força de Trabalho pode ser aplicada? A aplicação da GFT é extensa e isso ocorre porque ela busca tratar um problema comum a todos os setores produtivos, que é o dimensionamento correto de funcionários, respeitando um nível de serviço adequado ao cliente e com um orçamento adequado. Alguns exemplos de aplicações:

Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?

  • Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais. Recordemos a escravidão, o feudalismo e, finalmente, a economia mercantil simples que acabamos de examinar; em todos estes cacos; a força de trabalho não é uma mercadoria.

Qual o custo da força de trabalho?

  • O custo da força de trabalho corresponde ao salário e consiste no custo da sua reprodução (incluindo habitação, alimentação, saúde, etc. do trabalhador e sua família ). Porém essa mercadoria - a força de trabalho - gera mais valor do que ela mesma custa.

Postagens relacionadas: