adplus-dvertising

O que identifica a maturação óssea e determina o término do crescimento longitudinal?

Índice

O que identifica a maturação óssea e determina o término do crescimento longitudinal?

O que identifica a maturação óssea e determina o término do crescimento longitudinal?

Nesse momento a fusão das diáfises com as epífises indica que o crescimento longitudinal do osso está completo e a estatura final do indivíduo é atingida. Admite-se que a avaliação da maturação do esqueleto pode ser utilizada como indicador da maturação do organismo como um todo.

Que eventos sinalizam a finalização do crescimento longitudinal de um osso longo?

osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise. Seu desaparecimento por ossificação determina a parada do crescimento longitudinal dos ossos, que ocorre com aproximadamente 20 anos de idade.

O que significa crescimento longitudinal?

A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem. Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.

Qual é o processo de formação óssea que promove o nosso crescimento em estatura quando somos crianças?

Formação dos ossos No entanto, ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso, através de um processo denominado ossificação.

Quando as placas de crescimento se fecham?

A idade em que a placa de crescimento se fecha e o crescimento ósseo cessa varia de acordo com o osso, mas a placa de crescimento é fechada em todos os ossos por volta dos 20 anos de idade [ver figura Discos epifisários (placas de crescimento)].

Como ocorre o crescimento ósseo longitudinal e transversal?

Segundo o pesquisador, a placa epifisária é representada no início de sua evolução por três zonas distintas de células que evoluem de forma harmônica, propiciando o crescimento linear das estruturas cartilaginosas e sua substituição por células ósseas, resultando no crescimento longitudinal do esqueleto.

Qual estrutura é responsável pelo crescimento longitudinal do osso?

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso.

Postagens relacionadas: