adplus-dvertising

Quais são as principais partes do motor de corrente alternada?

Índice

Quais são as principais partes do motor de corrente alternada?

Quais são as principais partes do motor de corrente alternada?

Quando falamos sobre motor elétrico de corrente alternada, eles consistem em dois componentes principais: um estator e um rotor. O estator é basicamente um anel de metal com fendas que prendem as bobinas de fio isolado em um núcleo de aço.

Onde são usados os motores elétricos?

Temos a presença de motores elétricos por toda a parte, por exemplo, no liquidificador, na batedeira elétrica, nos carrinhos de controle remoto, etc. Esses motores têm como princípio básico transformar energia elétrica em energia mecânica.

Quais os motores de corrente alternada que mais se destacam?

O motor brushless por possui uma comutação sem escovas (Brushless) dos motores brushless é mais eficiente, requer menor manutenção, gera menos ruído, possui uma maior densidade de potência e faixa de velocidade se comparado com os motores de comutação por escovas.

Qual motor mais comum de corrente alternada?

Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.

Como variar a velocidade de um motor de corrente contínua?

= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).

Quais são as características de um motor de corrente alternada?

  • As principais características de um motor de corrente alternada são: Tensão nominal ( U: expressa em V ou kV ). Número de fases: 1 ( motores monofásicos) ou 3 ( motores trifásicos ). Frequência nominal ( f: expressa em Hz ). Potência eléctrica ou potência absorvida ( P: expressa em W ou kW ).

Como funciona um motor de corrente contínua?

  • Em motores de corrente contínua, a energia elétrica é conduzida diretamente para o rotor (a parte rotativa) através de escovas e comutador. Assim, podemos dizer um motor de corrente contínua é um motor de condução. Mas, no caso de um motor corrente alternada, o rotor não recebe energia elétrica por condução, mas por indução.

Quais são as vantagens destes motores de indução de corrente alternada?

  • Vantagens de motores de indução de corrente alternada: Tem um design simples, baixo custo inicial, construção robusta quase inquebrável. A operação é muito simples com muito menos manutenção, pois não há escovas. A eficiência destes motores é muito alta, pois não há perdas de fricção, com fator de potência razoavelmente bom.

Qual a corrente nominal do motor?

  • A corrente nominal do motor é calculada pelas expressões: O binário de um motor é a medida da força rotacional exercida pelo motor sobre um eixo, variando com a velocidade do motor e com a sua corrente nominal/potência, como se pode observar na Figura 1. Figura 1 – Curvas de variação do binário e da potência com a velocidade

Postagens relacionadas: