O que determinou como essencial na formação do português?
Índice
- O que determinou como essencial na formação do português?
- Como se deu o processo de formação da língua portuguesa?
- Que povos além dos portugueses contribuíram para a formação do português brasileiro?
- Como e quando surgiu a língua portuguesa?
- Quem criou a língua portuguesa no Brasil?
- Por que o português é influenciado por outras línguas?
- Como o multilingüísmo contribuiu para a formação do português brasileiro?
- Por que o português foi incorporado ao português?
- Quando o português foi falado em Portugal?

O que determinou como essencial na formação do português?
Dessa forma, a língua portuguesa se originou basicamente da mistura da língua lusitana com o latim vulgar, quer dizer, o latim falado em todo Império Romano, com suas variações de território para território, sofrendo influências das línguas dos diversos povos que compunham o império e dos povos que chegariam depois.
Como se deu o processo de formação da língua portuguesa?
A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, ... Estes dialetos falados na península e em outros lugares foram regionalizando a língua.
Que povos além dos portugueses contribuíram para a formação do português brasileiro?
O contato entre indígenas, africanos e os imigrantes vários que vieram de algumas regiões da Europa favoreceu o chamado multilinguismo. Além da fase bilíngue pela qual passara o português, o multilinguismo contribuiu (e ainda contribui) para a formação identitária do português brasileiro.
Como e quando surgiu a língua portuguesa?
O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. ... Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma.
Quem criou a língua portuguesa no Brasil?
O Brasil foi "descoberto" por Portugal no ano de 1500, e desde então, com a grande presença dos portugueses nos territórios brasileiros, a língua portuguesa foi se enraizando, enquanto as línguas indígenas foram aos poucos desaparecendo.
Por que o português é influenciado por outras línguas?
- Ainda hoje o português é constantemente influenciado por outras línguas. É comum surgirem novos termos para denominar as novas tecnologias do mundo moderno, além de palavras técnicas em inglês e em outros idiomas que se aplicam às descobertas da medicina e da ciência.
Como o multilingüísmo contribuiu para a formação do português brasileiro?
- Além da fase bilíngüe pela qual passara o português, o multilingüísmo contribuiu (e ainda contribui) para a formação identitária do português brasileiro. Sabe-se, pois, que o léxico, por exemplo, de uma língua não é estático, está aberto a novas incorporações: aceita o apagamento de algumas palavras ou a substituição de outras.
Por que o português foi incorporado ao português?
- No entanto, diversas palavras indígenas foram incorporadas ao português e, posteriormente, expressões utilizadas pelos escravos africanos e imigrantes também foram adotadas. Assim, o idioma português foi se juntando à família linguística tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi.
Quando o português foi falado em Portugal?
- Desde o século XVI, época da formação do Português moderno, o português falado em portugal manteve-se mais impermeável às contribuições linguísticas externas. Já o Brasil, em decorrência do processo de formação de sua nacionalidade, esteve mais aberto às contribuições linguísticas de outros povos.