O que detecta o exame morfológico?
Índice
- O que detecta o exame morfológico?
- Quantos exames morfológicos faz na gravidez?
- Qual o exame que detecta síndrome de Down na gravidez?
- Qual a melhor semana para fazer a morfológica do segundo trimestre?
- Quais são os objetivos dos exames morfológicos?
- Qual o exame morfológico de 2o trimestre?
- Como funciona o morfológico?
- Quem deve realizar o ultrassom morfológico?

O que detecta o exame morfológico?
A USG morfológica serve para identificar o desenvolvimento do bebê, confirmar a idade gestacional, avaliar o tamanho do bebê, monitorar os batimentos cardíacos e identificar possíveis malformações.
Quantos exames morfológicos faz na gravidez?
O Ultrassom Morfológico deve ser realizado pelo menos duas vezes, no primeiro trimestre (entre 11 a 14 semanas) e no segundo trimestre (entre 20 a 24 semanas) de gestação.
Qual o exame que detecta síndrome de Down na gravidez?
O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.
Qual a melhor semana para fazer a morfológica do segundo trimestre?
O exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de gestação pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas . Trata-se de um exame de rotina em todas as gestações, no qual é feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal .
Quais são os objetivos dos exames morfológicos?
- Os exames ultrassonográficos morfológicos têm basicamente os mesmos objetivos, independente do período da gravidez. No entanto, o de primeiro trimestre tem um rastreio cromossômico de sensibilidade mais alta, por isso é utilizado para a avaliação do risco de doenças cromossômicas, como Síndrome de Down.
Qual o exame morfológico de 2o trimestre?
- O ultrassom morfológico de 2º Trimestre é um exame de acompanhamento pré-natal, onde é possível observar o crescimento do bebê, a localização da placenta e o volume do líquido amniótico. O objetivo é detectar possíveis malformações e anomalias genéticas. O exame morfológico 3D permite a visualização de cada fatia do feto.
Como funciona o morfológico?
- Como o ultrassom comum, o morfológico não utiliza radiação para formar a imagem projetada no monitor. Por via vaginal ou transabdominal, o aparelho emite ondas sonoras em alta frequência que chegam ao interior do útero. Os sons ecoados são convertidos em imagens, que mostram os contornos da região selecionada.
Quem deve realizar o ultrassom morfológico?
- TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Toda gestante deve realizar o ultrassom morfológico de primeiro e de segundo trimestre. Isso é um direito que lhe é assegurado, independentemente da idade, de quantos filhos ela já teve, se todos são saudáveis ou não ou de qualquer outro fator pessoal ou familiar.