adplus-dvertising

Qual o objetivo da psicoterapia infantil?

Índice

Qual o objetivo da psicoterapia infantil?

Qual o objetivo da psicoterapia infantil?

A função da terapia infantil é apoiar a criança e ajudá-la a compreender o que se passa com ela. Além disso, o terapeuta tem como missão auxiliar os pais a trabalharem melhor a capacidade de serem pais daquela criança.

Como funciona a psicoterapia com crianças?

Como funciona a Psicoterapia Infantil? As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida.

Quando uma criança precisa de psicoterapia?

Além disso, crianças vão à terapia quando apresentam dificuldades recorrentes relacionadas a seu desenvolvimento global (principalmente afetivo-cognitivo) que podem interferir na formação de sua personalidade e em sua dinâmica intra e interpessoal.

Como explicar o que é terapia a uma criança?

A terapia para crianças precisa ser feita com um terapeuta em quem os pais confiem e com quem a criança se sinta confortável. Durante as sessões, o psicólogo capacitado vai escolher a melhor abordagem com base no problema específico que se pretende trabalhar.

Para que serve a ludoterapia?

A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.

O que fazer no primeiro atendimento psicológico infantil?

Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.

Como é o psicológico de uma criança?

Diferente do que muitos pensam, as crianças também sofrem com distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo etc. O maior desafio está na identificação desses distúrbios nesse público que muitas vezes não sabe como ou não consegue se comunicar e explicar o que está acontecendo.

O que fazer no primeiro atendimento psicológico de uma criança?

Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.

Que se necesita para ser psicólogo infantil?

Se você gosta de lidar com jovens e crianças talvez essa área seja ideal para você. Com ajuda do Educa Mais Brasil, você pode conseguir uma bolsa de estudo de até 70% e cursar a faculdade de psicologia. Depois, é só cursar a pós-graduação em psicologia infantil. Entre no site do Educa Mais Brasil e faça sua inscrição.

Como trabalhar ansiedade infantil na psicoterapia?

Como ajudar crianças com ansiedade

  1. O objetivo não é eliminar a ansiedade, mas ajudar a criança a administrá-la. ...
  2. Não evite as situações só porque elas deixam as crianças com ansiedade. ...
  3. Respeite seus sentimentos, mas não os incentive. ...
  4. Incentive a criança a tolerar sua ansiedade. ...
  5. Tente diminuir o período de antecipação.

Como iniciar a psicoterapia infantil?

  • Psicoterapia para Adolescentes. Psicoterapia para Adultos. Psicoterapia para Idosos. Psicoterapia de Casal. Orientação Psicológica Online. Se você tem interesse em conhecer ou iniciar o processo de Psicoterapia Infantil, entre em contato comigo clicando aqui ou nos telefones abaixo:

Qual a importância da psicoterapia infantil?

  • Psicoterapia Infantil: Qual a Importância e Como Funciona? A psicoterapia infantil é, sem dúvidas, um assunto que tem entrado cada vez mais em pauta.

Quem busca ajuda na psicoterapia infantil?

  • A grande maioria dos pais busca ajuda na psicoterapia infantil com o intuito de “consertar” os seus filhos. Com isso, acreditam na ideia de que o psicólogo agirá como um mágico que, em um número glamoroso de sua apresentação, “retirará” a “disfunção” da criança, estabelecendo um padrão e “encaixando-a” no desejo dos pais.

Qual a linha da psicoterapia infantil?

  • Ou seja, a psicoterapia infantil chega para reconhecer um sujeito, com desejos, vontades, saberes e decisões. Embora, obviamente, a sua linha da constituição psíquica ainda esteja sendo tecida, por todas as relações e vivências da criança. Desse modo, o psicólogo estabelece um espaço onde a criança pode, simplesmente, ser ela mesma.

Postagens relacionadas: