Que desempenha a função de pronome relativo na passagem?
Índice
- Que desempenha a função de pronome relativo na passagem?
- O que desempenha a função de pronome relativo na passagem a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações do mundo?
- Como saber se o que é um pronome relativo?
- O que é pronome relativo de exemplos?
- Quais são as funções sintáticas do pronome relativo?
- Como saber se o que é pronome relativo ou conjunção?
- Como saber se o que é pronome ou conjunção?
- Qual a relação entre os pronomes relativos e as orações adjetivas?
- Quais são os pronomes variáveis?
- Quanto é um pronome indefinido?
- Quais são os pronomes invariáveis?

Que desempenha a função de pronome relativo na passagem?
O "que" desempenha a função de pronome relativo na passagem: ( ) "[...] a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo'" ( ) "Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história [...]"
O que desempenha a função de pronome relativo na passagem a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações do mundo?
Questão 1 – A preposição, que acompanha o pronome relativo, foi empregada corretamente na alternativa: ... Questão 2 – O “que” desempenha a função de pronome relativo na passagem: ( ) “[…] a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!”
Como saber se o que é um pronome relativo?
Quando QUE é pronome relativo?
- substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
- estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
- aparece após o substantivo que substitui;
- pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
O que é pronome relativo de exemplos?
Pronomes relativos são os que se relacionam com um termo anterior. Por isso, ao mesmo tempo que desempenham o papel de pronomes, também exercem a função de conectivos. São eles: que, quem, quando, como, onde e suas variáveis.
Quais são as funções sintáticas do pronome relativo?
Recapitulando, pronome relativo é aquele que se relaciona com um termo antecedente. A partir dessa relação é possível reconhecermos a função desse pronome dentro do período, que pode ser de Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Agente da Passiva e Adjunto Adverbial.
Como saber se o que é pronome relativo ou conjunção?
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Como saber se o que é pronome ou conjunção?
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Qual a relação entre os pronomes relativos e as orações adjetivas?
- Existe uma grande relação entre os pronomes relativos e as orações subordinadas adjetivas. Estas costumam ser iniciadas por aqueles, especificamente pelo pronome que e suas variáveis. Isso ocorre porque as orações subordinadas adjetivas são aquelas com valor de adjetivo , sendo dependentes da oração principal.
Quais são os pronomes variáveis?
- Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
Quanto é um pronome indefinido?
- Quanto; É um pronome relativo que virá antecedido por um pronome indefinido (tudo, todo, toda, todos, todas, tanto): Fez tanto quanto podia, mas não conseguiu. Tudo quanto era gente apareceu hoje. Onde; Terá valor de em que e sempre se referirá a um lugar: Aquele foi o lugar onde nos conhecemos.
Quais são os pronomes invariáveis?
- Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Usos dos pronomes relativos