adplus-dvertising

O que determina a luminosidade de uma estrela?

Índice

O que determina a luminosidade de uma estrela?

O que determina a luminosidade de uma estrela?

A luminosidade de um corpo celeste está relacionada diretamente com a área de sua superfície e sua temperatura – quanto maior for a temperatura e a área superficial da estrela, maior será a energia irradiada, ou seja, maior será a luminosidade. ...

O que depende o diâmetro da estrela?

Pela medição precisa da queda no brilho de uma estrela quando ela é ocultada pela Lua (ou o aumento do brilho quando ela reaparece), o diâmetro angular da estrela pode ser calculado.

Qual o brilho de uma estrela?

O brilho (magnitude) aparente de uma estrela depende da sua luminosidade, que é uma grandeza intrínseca da estrela, e de sua distância até nós. A luminosidade de uma estrela, por sua vez, depende tanto da sua temperatura efetiva quanto do seu tamanho.

O que é a massa de uma estrela?

Como regra geral, podemos dividir as estrelas quanto à sua massa em 3 tipos: estrelas de massa entre 0,08 e 4 massas solares (chamaremos de estrelas “peso” leve apesar de a expressão “peso” não ter valor real nesse caso) estrelas com massa entre 4 e 8 massas solares (chamaremos de estrelas “peso” médio)

Qual a relação entre luminosidade e tamanho de uma estrela?

  • A relação entre luminosidade, temperatura e tamanho de uma estrela é dada pela lei de Stefan-Boltzmann, da qual se infere que a luminosidade da estrela é diretamente proporcional ao quadrado de seu raio e à quarta potência de sua temperatura: onde é a constante de Stefan-Boltzmann, e vale ergs cm -2 K -4 s -1 .

Qual a magnitude desse tipo de estrela?

  • A luminosidade desse tipo de estrela varia de 0,1 a 2 magnitudes em um período bem definido, compreendido entre dias. Pertence à classe de estrela variável pulsante e ocupa a chamada "faixa de instabilidade" do diagrama de Hertzsprung-Russel.

Qual é a estrela de maior raio?

  • A estrela de maior raio conhecida possivelmente é VY Canis Majoris, uma supergigante fria com T ef =2700K, L=4 mil L Sol e raio=18 R Sol (Roberta M. Humphreys, astro-ph/0610433 .)

Qual a magnitude visual das estrelas mais quentes?

  • ●As estrelas mais quentes emitem mais radiação na região espectral do violeta e do UV. ●Como resultado, o olho humano percebe as estrelas com diferentes cores, dependendo de suas temperaturas. ●A magnitude aparente visual relaciona-se principalmente com o fluxo emitido na região amarela do espectro eletromagnético.

Postagens relacionadas: