adplus-dvertising

Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

Índice

Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

Inteligências múltiplas é uma teoria desenvolvida a partir dos anos 80 por uma equipe de pesquisadores da universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, que identificou sete tipos de inteligência. Esta teoria proporcionou grande impacto na educação no início dos anos 90.

O que diz a teoria de Gardner?

A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim, apresentando diferentes inteligências.

Qual tipo de inteligência foi acrescentada por Gardner a sua teoria?

Trajetória da teoria Em um processo mais recente de revisão de sua teoria, Gardner acrescentou a "Inteligência Naturalista" à lista original. O mesmo não ocorreu com a chamada "Inteligência Existencial" ou "Inteligência Espiritual".

Quais são as 9 inteligências múltiplas?

9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho

  1. Inteligências que todo gestor deveria valorizar.
  2. Inteligência lógico-matemática.
  3. Inteligência espacial.
  4. Inteligência linguística.
  5. Inteligência musical.
  6. Inteligência corporal.
  7. Inteligência intrapessoal.
  8. 7.Inteligência interpessoal.

Quais são as oito inteligências múltiplas?

Conheça os oito perfis definidos pela Teoria das Múltiplas Inteligências e aprenda a identificar qual é a sua

  • LÓGICO-MATEMÁTICA.
  • LINGUÍSTICA.
  • MUSICAL.
  • NATURALÍSTICA.
  • CORPORAL-CINESTÉSICA.
  • ESPACIAL.
  • INTERPESSOAL.
  • INTRAPESSOAL.

Como surgiu a teoria de Howard Gardner?

Em seus primeiros estudos, ele levou em consideração a inteligência dos gênios, depois, a das pessoas com lesões ou disfunções cerebrais. Assim, ele foi formulando hipóteses sobre habilidades individuais e qual região do cérebro reagia a tipos diferentes de estímulos.

Qual ano a teoria das inteligências múltiplas foi proposta?

1983 A Teoria das Inteligências Múltiplas foi proposta por Howard Gardner, em 1983, e mudou a forma como entendemos a inteligência. De acordo com ela, quando se utiliza apenas um método, é possível que alguns alunos fiquem de fora do aprendizado. Por essa razão, é preciso identificar os tipos de inteligência existentes.

Qual o conceito de múltiplas inteligências?

  • Umas delas, na área cognitiva, é o conceito de múltiplas inteligências”. Segundo ele, as pessoas possuem habilidades diferentes que podem ser aplicadas à sua maneira para diversas necessidades, por exemplo, alguém pode não ter um desempenho tão significativo em uma determinada tarefa, mas ser bastante produtivo em outra.

Como a teoria das inteligências múltiplas ganha espaço na educação?

  • A teoria das inteligências múltiplas vêm ganhando espaço na Educação, pois se relacionam com as habilidades do futuro e com as competências propostas pela BNCC, que todos os alunos devem desenvolver.

Como reconhecer a Inteligência Múltiplas?

  • Isso significa que a sociedade precisa levar em consideração outras habilidades e começar a valorizá-las. Reconhecer a teoria das inteligências múltiplas é importante pois diminui o preconceito e abre oportunidades para as pessoas que têm uma inteligência lógico-matemática menor (que costuma ser a inteligência mais valorizada).

Quais tipos de inteligência podem ser desenvolvidos?

  • O fato é que existem diversos tipos de inteligência, que podem ser desenvolvidos. A seguir, mostraremos algumas maneiras de fazer com que as crianças aprendam diferentes habilidades! Uma das maneiras de potencializar o conhecimento lógico é trabalhar com o desenvolvimento de atividades estratégicas e soluções para problemas.

Postagens relacionadas: