Qual concreto e mais resistente?
Índice
- Qual concreto e mais resistente?
- O que é mais resistente ferro ou concreto?
- O que é resistência à tração do concreto?
- O que é concreto de alta resistência?
- Por que o concreto pode ser usado em construções marítimas?
- Como é feita a produção do concreto moderno?
- Quais os impactos ambientais do concreto romano?
- Por que os romanos criaram concreto à base de cimento?

Qual concreto e mais resistente?
O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é utilizado em obras que demandam elevada resistência e durabilidade. Ele se usa de aditivos especiais para diminuis os índices e porosidade e permeabilidade. Assim, as estruturas se tornam mais resistentes a ação de cloretos, sulfatos, gás carbônico e maresia.
O que é mais resistente ferro ou concreto?
Já estruturas em concreto são de conhecimento da maioria dos trabalhadores da construção e encontrar profissionais é muito mais fácil e barato. ... — A estrutura em concreto é por natureza mais resistente ao fogo quando comparada a metálica.
O que é resistência à tração do concreto?
A resistência à tração do concreto pode ser determinada em três ensaios diferentes: ensaio de tração axial, ensaio de compressão diametral ou ensaio de flexão de vigas. Normalmente, o termo resistência à tração que aparece nas normas de projeto refere-se à resistência à tração axial (tração direta), fct .
O que é concreto de alta resistência?
Como o nome já diz, o concreto de alta resistência (CAR) se caracteriza por atingir alta resistência com pouca idade. Menos poroso e mais compacto que o concreto comum, esse material deve ser usado em obras que exigem mais velocidade.
Por que o concreto pode ser usado em construções marítimas?
- O material poderá ser usado principalmente em construções marítimas, mas estudos ainda são necessários para investigar a combinação do concreto antigo com técnicas modernas de construção, como, por exemplo, o concreto reforçado.
Como é feita a produção do concreto moderno?
- A produção do concreto moderno é feita a partir do “cimento Portland”, que exige uma técnica chamada clinquerização para a sua fabricação – nela, a mistura de calcário, argila, silício, alumínio e ferro é aquecida a uma temperatura de 1.450 graus Celsius.
Quais os impactos ambientais do concreto romano?
- Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira no periódico American Mineralogist, o processo de obtenção do concreto romano causa menos impactos ambientais do que a versão moderna e poderia ser adotado nas construções atuais. A investigação científica, segundo os pesquisadores, mostra que ainda temos muito a aprender com os romanos.
Por que os romanos criaram concreto à base de cimento?
- “Ao contrário dos princípios do concreto moderno à base de cimento, os romanos criaram um concreto parecido com uma rocha que prospera em uma troca química contínua com a água do mar”, afirma a geóloga e geofísica Marie Jackson, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, que liderou o estudo.