Quais materiais podem ser considerados orgânicos?
Índice
- Quais materiais podem ser considerados orgânicos?
- Porque a Química Orgânica recebeu esse nome?
- Quais são as características das substâncias inorgânicas?
- Como é aplicado o composto orgânico no solo?
- Qual a origem dos compostos orgânicos?
- Quais são as principais classes de compostos orgânicos?
- Quais são os benefícios da aplicação do composto orgânico?

Quais materiais podem ser considerados orgânicos?
A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, trataremos dele separadamente.
Porque a Química Orgânica recebeu esse nome?
A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório.
Quais são as características das substâncias inorgânicas?
Os compostos inorgânicos apresentam, em sua maioria, algumas importantes características, como o fato de serem iônicos (com exceção dos ácidos inorgânicos que são covalentes), sólidos em temperatura ambiente (com exceção dos ácidos inorgânicos que são líquidos e de alguns óxidos que são gasosos) e apresentarem metais ...
Como é aplicado o composto orgânico no solo?
- Quando aplicado no solo o composto orgânico fornece macro e micronutrientes, mas também material orgânico estabilizado, propiciando não só a fertilização da cultura, como a melhoria das características físicas e químicas do solo.
Qual a origem dos compostos orgânicos?
- Antigamente, pensava-se que os compostos orgânicos apenas poderiam ser produzidos por seres vivos, como plantas e animais, que precisavam de uma "força vital" para serem criados. Já os compostos inorgânicos correspondiam aos sistemas não vivos, como rochas e minérios.
Quais são as principais classes de compostos orgânicos?
- As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos. Além disso, podemos dividi-los em compostos orgânicos naturais ou sintéticos.
Quais são os benefícios da aplicação do composto orgânico?
- Os benefícios da aplicação do composto orgânico como um componente da adubação do solo podem ser visualmente notados pela observação do vigor das plantas em uma gleba submetida a este tipo de tratamento. Para comprovar isso, trouxemos duas fotografias de uma lavoura cultivar Mundo Novo, em que foi realizada a aplicação de composto orgânico.