O que determina a intensidade do brilho de uma lâmpada?
Índice
- O que determina a intensidade do brilho de uma lâmpada?
- Como a potência se relaciona ao brilho de uma lâmpada?
- Como saber qual lâmpada ilumina mais física?
- Como saber a lâmpada que brilha mais?
- Qual lâmpada brilha mais 60W ou 100W?
- Como saber a intensidade de uma lâmpada?
- Como fazer o cálculo de iluminação?
- Quanto maior a resistência maior o brilho da lâmpada?

O que determina a intensidade do brilho de uma lâmpada?
Algumas lâmpadas são mais brilhantes do que outras, pois lâmpadas diferentes produzem quantidades de luz distintas. A quantidade de luz ou saída de luz é indicada em lúmen. Este guia mostra que quanto mais lúmen uma lâmpada tem, mais brilhante é a luz que ela gera.
Como a potência se relaciona ao brilho de uma lâmpada?
Por exemplo: 60W–110V. A luminosidade ou brilho da lâmpada relaciona-se com a tensão à qual for ligada: ... Por exemplo, ao ler em uma lâmpada a inscrição 40W – 110V significa que, submetida a uma d.d.p. de 110V, a lâmpada transformará, por segundo, 40J de energia elétrica em luz e calor.
Como saber qual lâmpada ilumina mais física?
A prática cotidiana estabelece que uma lâmpada acende quando o interrup- tor é ligado. É também amplamente sabido que uma lâmpada incandescente de 100 W ilumina mais um ambiente que uma lâmpada de 40 W, ou seja, lâmpadas de maior potência nominal2 emitem maior intensidade de luz.
Como saber a lâmpada que brilha mais?
Daí resulta que cada lâmpada individualmente brilha mais na associação em paralelo do que na associação em série, visto que o valor da intensidade da corrente elétrica que atravessa cada uma delas na associação em paralelo é maior.
Qual lâmpada brilha mais 60W ou 100W?
Conclusão: a lâmpada de 100 W irá brilhar menos do que a lâmpada de 60W, porque a de 100W receberá menos potência (menos corrente e tensão)."
Como saber a intensidade de uma lâmpada?
Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será = 1.200 lúmens.
Como fazer o cálculo de iluminação?
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Quanto maior a resistência maior o brilho da lâmpada?
Para determinar o brilho de cada lâmpada, deve-se então usar a relação entre Pot, R e i. Possuirá maior brilho (maior Pot) a lâmpada que possuir maior resistência R. Possuirá maior brilho (maior Pot) a lâmpada que possuir menor resistência R.