O que é teoria de aquisição da linguagem?
Índice
- O que é teoria de aquisição da linguagem?
- O quê e quais são as principais teorias de aquisição da linguagem?
- O que é inatismo linguístico?
- Quais os processos de aquisição da linguagem?
- Quais os estágios da aquisição da linguagem?
- O que é inatismo exemplos?
- Qual o fenômeno da aquisição da linguagem nas crianças?
- Quais são os requisitos para a aquisição da linguagem?
- Qual a sofisticação do conhecimento da linguagem?
- Será que todos nós possuímos um dispositivo para aquisição da linguagem?

O que é teoria de aquisição da linguagem?
O desenvolvimento de uma teoria da aquisição da linguagem faz supor uma concepção ou modelo do estado estável do desenvolvimento a ser atingido e do estado inicial desse processo. Não há, contudo, no estudo da aquisição da linguagem, total consenso quanto ao modo de se conceberem os estados inicial e "final".
O quê e quais são as principais teorias de aquisição da linguagem?
Nesta corrente teórica há duas teorias da aquisição da linguagem, a saber, o behaviorismo e o conexionismo. A teoria behaviorista desenvolveu seu conhecimento linguístico seguindo como base a teoria da aprendizagem.
O que é inatismo linguístico?
O inatismo é uma hipótese, defendida por Chomsky, de que o ser humano é dotado de uma gramática inata, ou seja, essa teoria postula que o ser humano vem programado biologicamente para o desenvolvimento de determinados conhecimentos, essa proposta procura dar conta da competência e criatividade do falante.
Quais os processos de aquisição da linguagem?
É comum dividir o estágio inicial da aquisição de linguagem em duas fases: pré-linguística e linguística. No estágio pré-linguístico, a capacidade linguística da criança desenvolve-se sem qualquer produção linguística identificável.
Quais os estágios da aquisição da linguagem?
É comum dividir o estágio inicial da aquisição de linguagem em duas fases: pré-lingüística e lingüística. No estágio pré-lingüístico, a capacidade lingüística da criança desenvolve-se sem qualquer produção lingüística identificável.
O que é inatismo exemplos?
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. ... Segundo o inatismo, a educação deveria servir apenas para despertar a “essência” existente dentro de cada indivíduo.
Qual o fenômeno da aquisição da linguagem nas crianças?
- No começo dos anos 60, novas descobertas teóricas inspiraram os pesquisadores a olharem para o fenômeno da aquisição da linguagem de uma forma cada vez mais sistemática, orientada para a busca de padrões linguísticos na fala das crianças.
Quais são os requisitos para a aquisição da linguagem?
- Segundo esse ponto de vista teórico, a interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos básicos para a aquisição da linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é atividade constitutiva do conhecimento de mundo e a criança se constrói como sujeito (De Freitas, 2007).
Qual a sofisticação do conhecimento da linguagem?
- Observa-se uma sofisticação metodológica nas formas de acessar o conhecimento da linguagem e essa sofisticação decorre justamente da busca constante de explicações para os fatos linguísticos (CRAIN e THORNTON, 1998).
Será que todos nós possuímos um dispositivo para aquisição da linguagem?
- Chomsky acredita que todos nós possuímos um dispositivo para aquisição da linguagem, o que corresponderia, basicamente, a uma espécie de processador linguístico inato, onde nós teríamos gravada uma gramática universal, ou o conhecimento de regras presentes em todas as línguas.