O que foi desenvolvido na Idade Média?

O que foi desenvolvido na Idade Média?
A Baixa Idade Média foi caracterizada pelo esplendor da cultura cristã, com o desenvolvimento do pensamento escolástico e do sistema das artes liberais, a criação de universidades, a arquitetura românica e gótica, a pintura de gênios como Giotto e a poesia de igualmente gênios, como Dante Alighieri.
Qual a origem do termo Idade Média?
Quando começou a Idade Média? Como mencionado, o marco utilizado pelos historiadores para determinar o início da Idade Média foi a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476.
É correto chamar a Idade Média de idade das trevas?
Idade das Trevas é uma expressão utilizada de forma incorreta para fazer referência à Idade Média. A expressão Idade das Trevas para se referir à Idade Média foi muito utilizada no passado. Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento.
Qual a origem da Idade Média?
- Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo.
Como foi a Baixa Idade Média?
- A Baixa Idade Média foi caracterizada pelo esplendor da cultura cristã, com o desenvolvimento do pensamento escolástico e do sistema das artes liberais, a criação de universidades, a arquitetura românica e gótica, a pintura de gênios como Giotto e a poesia de igualmente gênios, como Dante Alighieri.
Qual o período da Alta Idade Média?
- Veja abaixo as principais características de cada período: A Alta Idade Média foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século IX. Nesse período destacam-se: Os Reinos Germânicos – os germânicos eram povos árias estabelecidos ao longo das fronteiras do Império Romano.
Qual a instituição mais poderosa da Idade Média?
- A organização política feudal era descentralizada, isso significa que não havia um rei ou imperador de toda uma extensão territorial. Haviam os senhores de terra, que exerciam poder apenas dentro de seu territórios, onde podiam cobrar taxas e impostos. A instituição mais poderosa da Idade Média foi a Igreja Católica.