O que defendia a filosofia do cinismo?
Índice
- O que defendia a filosofia do cinismo?
- Quem foi o principal representante da filosofia cinica?
- Qual o objetivo da escola cinica?
- Como as pessoas entendem a palavra cinismo hoje?
- Qual dos filósofos levou a filosofia Cínica a ganhar mais expressão e popularidade?
- Por que o Diógenes tornou-se sinônimo desta escola?
- Por que Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos?
- Quem foi o fundador da escola cínica?
- Qual o modo de vida de Diógenes?

O que defendia a filosofia do cinismo?
O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. ... O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia.
Quem foi o principal representante da filosofia cinica?
A palavra “cínico” origina-se de uma palavra grega que remete à “cachorro”. Diógenes é o principal representante do cinismo.
Qual o objetivo da escola cinica?
O cinismo é uma escola de filosofia que surgiu no século IV a.C. na Grécia antiga. Seus membros sustentam que viver de modo virtuoso é viver de acordo com a natureza. Isso significa deixar de lado as convenções sociais e seguir o que nossa natureza exige.
Como as pessoas entendem a palavra cinismo hoje?
Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.
Qual dos filósofos levou a filosofia Cínica a ganhar mais expressão e popularidade?
Contudo, foi com Diógenes de Sinope (412 a.C. – 321 a.C), discípulo de Antístenes, que essa filosofia ganhou expressão e popularidade.
Por que o Diógenes tornou-se sinônimo desta escola?
- Ele tinha como alvo a verdadeira felicidade, para a qual nada disso era necessário, pois ela estava conectada aos estados da alma, não a objetos externos. Posteriormente os cínicos passaram a pregar justamente esta forma de viver, na prática diária. O nome de Diógenes, seu principal defensor, tornou-se praticamente sinônimo desta Escola.
Por que Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos?
- Diógenes parece ter escrito tragédias ilustrativas da condição humana e também uma República que teria influenciado Zenão de Cítio, fundador do estoicismo. De fato, a influência cínica sobre o estoicismo é bastante saliente. Provavelmente, Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos.
Quem foi o fundador da escola cínica?
- Antístenes foi o fundador do pensamento cínico. Suas obras tinham como tema central a ética, a natureza e a lógica. A escola cínica se diferencia de outras escolas da filosofia grega por não possuir um ambiente de aulas onde mestres e discípulos transmitem o conhecimento.
Qual o modo de vida de Diógenes?
- A filosofia e o modo de vida de Diógenes era admirado por diversas pessoas na Grécia antiga, dentre elas, o Imperador Alexandre, o Grande. Diógenes por repudiar o prazer e os bens, vivia uma vida de total negação de posses. Sobreviveu durante muito tempo em função da ofertas de alimentos, muito parecido com o modo de vida de um mendigo.