O que propunha o primeiro manifesto futurista?

O que propunha o primeiro manifesto futurista?
Este manifesto marcou a fundação do futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século.
Qual foi o principal ideal do Futurismo?
O futurismo foi um movimento artístico que surgiu durante o advento das vanguardas europeias no século XX. Como toda vanguarda, ela queria romper com as tradições do passado e criar novas. Ela antecipou vários padrões estéticos que seriam usados no futuro. Sua ideia principal era um culto ao futuro.
Quem foi o fundador do Manifesto Futurista?
- Principais artistas. Filippo Marinetti (1876-1944), fundador do movimento; poeta, editor, jornalista e militante político. Marinetti foi um dos autores do Manifesto Futurista. Giacomo Balla (1871-1958), também precursor do movimento, era pintor e escultor.
Qual o lema do Manifesto Futurista?
- Sob o lema “liberdade para as palavras”, o manifesto futurista criado por Marinetti definia os temas que serviam de parâmetros para os primeiros integrantes deste movimento: recusa da moralidade e dos tempos passados e a valorização da vida urbana, moderna e acelerada.
Qual foi o movimento futurista?
- O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas. Os artistas futuristas posteriormente instituíram outros movimentos modernistas.
Como o futurismo é dividido?
- Historicamente, o Futurismo é dividido em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No chamado “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas do movimento exaltavam as ideias de violência e guerra, pois achavam que desta formam conseguiriam “higienizar” o mundo.