O que é a teoria consequencialista?
Índice
- O que é a teoria consequencialista?
- Qual a forma mais comum de consequencialismo?
- O que significa o consequencialismo ético no contexto do exercício da magistratura?
- Qual o propósito do utilitarismo de regras?
- Qual o significado do consequencialismo?
- Quais são as doutrinas consequencialistas?
- Quais são as teorias consequencialistas mais puras?
- Qual foi a consequência da nossa acção?

O que é a teoria consequencialista?
O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências.
Qual a forma mais comum de consequencialismo?
Versão mais comum do consequencialismo é o utilitarismo. Nele, ação correta é a que promove maior bem para maior número de pessoas. Consequências ditam certo e errado.
O que significa o consequencialismo ético no contexto do exercício da magistratura?
O consequencialismo é uma teoria que pretende apontar soluções para decisões judiciais, quando não há previsão legal ou mesmo precedentes, naquela situação descrita por Dworkin como “hard case”.
Qual o propósito do utilitarismo de regras?
O Utilitarismo de Regras é uma forma de utilitarismo, que diz que uma ação é correta na medida em que se conforma a uma regra que leva ao bem maior, ou que "a correção ou incorreção de uma ação específica é uma função da exatidão da regra uma instância".
Qual o significado do consequencialismo?
- Significado de Consequencialista: O consequencialismo é toda e qualquer teoria ética segundo a qual o fator decisivo da ação moral não é a intenção, abstractamente considerada. É um termo filosófico que começou por ser usado para um teoria acerca da responsabilidade, mas é agora habitualmente usado para uma teoria acerca do correto ...
Quais são as doutrinas consequencialistas?
- As teorias consequencialistas sempre aparecem em contraste com as doutrinas chamadas deontológicas, sendo a doutrina de Kant a que dentre elas tem o maior destaque.
Quais são as teorias consequencialistas mais puras?
- No entanto, as teorias consequencialistas mais puras exibem seguramente três características importantes. Em primeiro lugar, aplicam-se directamente a actos individuais.
Qual foi a consequência da nossa acção?
- O importante foi a consequência da nossa acção ( salvar as crianças) e não o método, a causa eficiente (roubo com invasão de propriedade privada). Existe incoerência na definição de consequencialismo, entre os autores mais reputados na ética.