Como era a vida de Euclides da Cunha?

Como era a vida de Euclides da Cunha?
Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor, jornalista e professor brasileiro, autor da obra "Os Sertões". Foi enviado como correspondente ao Sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro "Os Sertões", narra e analisa os acontecimentos da guerra.
Qual foi a obra principal de Euclides da Cunha?
Os Sertões Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um escritor pré-modernista brasileiro.
Quais são as características da obra Os Sertões?
A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.
Quem foi Euclides da Cunha?
- Euclides da Cunha foi o primeiro escritor brasileiro a unir a literatura e a história. Esse perfil de produção textual contribuiu, sobretudo, para que os brasileiros pertencentes à elite cultural e os demais grupos sociais pudessem conhecer o interior do Brasil, sobretudo as características geográficas do sertão e o perfil do sertanejo.
Quais são as características literárias de Euclides da Cunha?
- Características literárias Euclides da Cunha foi convidado a cobrir a Guerra de Canudos, o que resultou em sua obra-prima: Os sertões. Muitas vezes chamado de barroco científico, pela opulência das imagens e pelo uso acentuado de oposições e contrastes, o texto de Euclides da Cunha é uma verdadeira engenharia da palavra.
Como foi o duelo entre Euclides e Dinorah?
- Euclides arrebentou a porta e atirou à queima-roupa em Dilermando. Ao tentar socorrer o irmão, Dinorah levou dois tiros, ficando paraplégico. Começou, então, o duelo entre o autor e o cadete, os dois começam a brigar no jardim da casa. Entre gritos e xingamentos, Dilermando furioso conseguiu pegar a arma de Euclides e atirou no jornalista.