adplus-dvertising

O que defendia Nicolau Maquiavel em sua obra O Príncipe?

Índice

O que defendia Nicolau Maquiavel em sua obra O Príncipe?

O que defendia Nicolau Maquiavel em sua obra O Príncipe?

Nesta obra, Maquiavel defende a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo (como muitos pensam). Suas considerações e recomendações aos governantes sobre a melhor maneira de administrar o governo caracterizam a obra como uma teoria do Estado moderno.

Como nasceu o Príncipe Maquiavel?

  • A partir dessa preocupação que ele concebeu “O príncipe”, uma de suas mais proeminentes obras políticas. Em meio suas reflexões, Maquiavel instaurou o trabalho com os conceitos de Virtude e Fortuna. O primeiro era concernente à capacidade do governante em escolher as melhores estratégias para o fortalecimento de seu poder.

Qual o destino do pensamento de Maquiavel?

  • O destino do pensamento de Maquiavel, cinco séculos depois de sua morte, ainda não foi decidido. Lido por muitos, sua obra tem conhecido tantas interpretações divergentes quanto são os filósofos e ensaístas que dele se aproximam para analisá-lo.

Qual é o livro do príncipe?

  • O Príncipe, em que pese ser um clássico lido por juristas, filósofos, enfim, interessados no assunto, trata-se de uma carta contendo um manual de conselhos escrito por Nicolau Maquiavel em 1513 e direcionada ao “o príncipe” Lorenzo de Medici, governante de Florença, atual Itália.

Quais são os capítulos de o príncipe?

  • Em sua obra de maior expressão, O Príncipe, Maquiavel discorre 26 capítulos de como deve ser e agir o governante ideal, capaz de garantir a soberania e a unidade de um Estado. Em seu segundo capítulo, deixa claro que trata de governos monárquicos – “Não tratarei das repúblicas, pois em outros lugares falei a respeito delas.” (O Príncipe, cap.

Postagens relacionadas: