adplus-dvertising

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia na mama?

Índice

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia na mama?

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia na mama?

Os principais efeitos colaterais a curto prazo da radioterapia com feixe externo para câncer de mama são: Inchaço e sensação de peso na mama. Alterações na pele na área irradiada. Fadiga.

Como é feita a radioterapia de mama?

Ela consiste na aplicação externa de feixes de radiação sobre a área afetada. As doses são fracionadas, a aplicação dura apenas alguns minutos por dia e a paciente não sente nada durante o procedimento.

Quantas sessões de radioterapia para câncer de mama?

O tratamento padrão para o câncer de mama após uma cirurgia conservadora da mama consiste em 25 ou 30 frações diárias de radioterapia. Em algumas situações, hoje é totalmente estabelecido fazer esse tratamento em 15 ou 16 frações diárias – é a chamada radioterapia hipofracionada.

Quanto tempo a radioterapia fica no corpo?

A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Quais os riscos da radioterapia?

Riscos (contras) Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Como funciona uma sessão de radioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.

Como é utilizada a radioterapia em pacientes com câncer de mama?

  • A radioterapia é empregada nas pacientes com câncer de mama com o objetivo de diminuir a chance de recorrência local, havendo impacto no controle da doença e na sobrevida das pacientes. De maneira geral, a radioterapia pode fazer parte do tratamento em algumas situações:

Por que a radioterapia da mama pode danificar o braço?

  • A radioterapia da mama pode danificar alguns nervos da região do braço. Isso é denominado plexopatia braquial, que pode provocar dor e fraqueza no ombro, braço e mão. A radioterapia dos linfonodos axilares pode provocar linfedema. Em casos raros, a radioterapia pode provocar enfraquecimento das costelas, o que pode levar a fraturas.

Como é feita a radioterapia?

  • De acordo com a localização do tumor, a radioterapia é feita de duas formas: 1 Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao... 2 Braquiterapia: Aplicadores são colocados pelo médico em contato com o local a ser tratado e a radiação é emitida do... More ...

Como fazer a radioterapia para o tecido mamário remanescente?

  • Se foi submetida a cirurgia conservadora da mama, geralmente fará a radioterapia para o tecido mamário remanescente. Se realizou uma mastectomia, a radioterapia pode vir a ser efectuada na área torácica, especialmente se o tumor for grande, ou se as células cancerígenas se espalharam para os gânglios linfáticos debaixo do braço.

Postagens relacionadas: