adplus-dvertising

O que visa o Pós-estruturalismo?

Índice

O que visa o Pós-estruturalismo?

O que visa o Pós-estruturalismo?

O termo pós-estruturalismo refere-se a uma resposta filosófica que busca superar a perspectiva de análise do movimento que o antecedeu, o estruturalismo, o qual se contrapõe e desconstrói alguns conceitos consi- derados centrais para esta perspectiva.

O que é uma pesquisa Pós-estruturalista?

Os estudos pós-estruturalistas têm como uma das principais ênfases a crítica à concepção de sujeito oriundo das teses iluministas, que o caracteriza como racionalista, autônomo (individualista), centrado e, as verdades construídas, são consideradas universais e consolidam-se como metanarrativas.

O que é estruturalismo e Pós-estruturalismo?

A diferença entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo está na estabilidade, na dinâmica: enquanto o primeiro se interessava por estruturas estáticas e homeostáticas, o segundo buscava os momentos de ruptura e mudança.

O que é o Pós-estruturalismo de Foucault?

O Pós-estruturalismo, como abordagem epistemológica, pode ser caracterizado como “[...] um modo de pensamento, um estilo de filosofar e uma forma de escrita, embora o termo não deva ser utilizado para dar qualquer ideia de homogeneidade, singularidade ou unidade” (PETERS, 2000, p. 28).

O que é o Pós-estruturalismo de Derrida?

A posição de Derrida como um autor pós-estruturalista acompanha a lógica segundo a qual o prefixo “pós” não designa negação absoluta do conceito de estrutura, e sim uma superação daquilo que ele adjetiva. ... Trata-se de inverter a lógica tradicional do conceito de estrutura a partir de suas próprias premissas.

O que é feminismo Pós-estruturalista?

A crítica pós-estruturalista e o feminismo pós-estruturalista incluem também uma certa concepção em torno da compreensão de como se constitui o sujeito: "o reconhecimento de que o sujeito se constrói dentro de significados e de representações culturais, os quais por sua vez encontram-se marcados por relações de poder".

Quais as características do Pós-estruturalismo?

São típicas da abordagem pós-estruturalista a retomada dos temas nietzschianos, como a crítica da consciência e do negativo (por Deleuze) ou o projeto genealógico (por Foucault), a radicalização e a superação da valorização ontológica da linguagem heideggeriana e uma perspectiva antidogmática e antipositivista.

O que foi o Pós-estruturalismo?

Escritores cujas obras são frequentemente caracterizadas como pós-estruturalistas incluem: Roland Barthes, Jacques Derrida, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Judith Butler, Jean Baudrillard, Julia Kristeva, Jacques Rancière e Paul Ricoeur, embora muitos teóricos que foram chamados de "pós-estruturalistas" tenham ...

Quais são os conceitos de pós-estruturalismo?

  • De fato, os conceitos de pós-estruturalismo são inteiramente derivados de críticas ao conceito de estruturas. O estruturalismo vê o estudo de estruturas como uma condição cultural, por isso está sujeito a uma série de mal-entendidos que podem produzir resultados negativos.

Qual o fundamento do estruturalismo?

  • O filósofo Simon Blackburn resume afirmando que o estruturalismo é "a crença de que os fenômenos da vida humana não são inteligíveis exceto através de suas inter-relações. Estas relações constituem uma estrutura e, ainda por trás das variações locais dos fenômenos superficiais, existem leis constantes do extrato cultural".

Quem são os maiores defensores do estruturalismo?

  • Os maiores defensores do estruturalismo concentraram-se entre os intelectuais franceses do fim do século XIX e da primeira metade do século XX.

Será que o pós-estruturalismo é ligado ao pós-modernismo?

  • O movimento pós-estruturalista está intimamente ligado ao pós-modernismo - embora os dois conceitos, conforme mencionou Michael Peters (2000), não sejam sinônimos. Nas palavras de Peters (2000, p. 12): "o Pós-estruturalismo tem sido, muito frequentemente, confundido com o termo afim, Pós-modernismo.

Postagens relacionadas: