Qual o valor da prova do Revalida?
Índice
- Qual o valor da prova do Revalida?
- O que é o Revalida medicina?
- Quando será o Revalida 2020?
- O que é Revalida Inep?
- Quando vai ter Revalida no Brasil?
- Quantos passam no revalida?
- Porque o Revalida é tão difícil?
- Quantas vezes pode fazer o Revalida?
- Como funciona o processo de revalidação?
- Quando será aplicada a prova de revalidação?
- Qual a revalidação do exame?
- Como é aplicado o Revalida?
- Qual a exigência para a realização do Revalida?

Qual o valor da prova do Revalida?
A taxa de inscrição da primeira prova anual será equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente (R$ 330) e o segunda terá o valor total (R$ 3.300).
O que é o Revalida medicina?
O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.
Quando será o Revalida 2020?
A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 será aplicada nos dias 10 e 11 de julho de 2021.
O que é Revalida Inep?
O que é o Revalida A prova faz parte do processo de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras. Dependendo do resultado, o candidato passa a poder exercer a profissão no Brasil.
Quando vai ter Revalida no Brasil?
A aplicação da primeira etapa do exame está prevista para o dia 5 de setembro, em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. O participante deverá indicar a cidade onde deseja realizar o exame, por meio do Sistema Revalida, no momento da inscrição.
Quantos passam no revalida?
O Inep ressalta, ainda, que o Revalida recebeu 22.447 inscrições entre 20, das quais somente 4.461 foram aprovadas, uma taxa média histórica de somente 18,4%. Em 2017 a taxa de aprovação foi ainda menor (5%), conforme os dados apresentados abaixo. Em 2020, foram 2.402 candidatos aprovados na primeira etapa.
Porque o Revalida é tão difícil?
As poucas cidades onde as provas são realizadas e outras condições adversas podem prejudicar o desempenho do candidato, fazendo com que o processo seja ainda mais difícil do que deveria ser, tornando este exame, não necessariamente, algo justo.
Quantas vezes pode fazer o Revalida?
Segundo a declaração do MEC, o Revalida terá duas edições por ano e o candidato poderá fazer a prova prática mais de uma vez. Embora o currículo e a aplicação dos exames continue igual, o aluno que reprovar a segunda fase poderá fazê-la mais duas vezes nas edições seguintes do Revalida.
Como funciona o processo de revalidação?
O processo avaliativo consta de duas etapas. A primeira é uma prova teórica, com questões discursivas e objetivas. A segunda parte do Revalida é uma avaliação clínica, que tem por objetivo testar as capacidades e habilidades práticas do candidato na atividade médica.
Quando será aplicada a prova de revalidação?
- Em 2020, o exame teórico será aplicado no dia 6 de dezembro, em 13 capitais. As cidades onde haverá prova são: São Paulo. O que faço se não tem Revalida na minha cidade? Segundo o Inep, será preciso que a pessoa faça uma viagem até o local mais próximo onde será realizado o exame. Como funciona a prova de revalidação do diploma?
Qual a revalidação do exame?
- A revalidação fica por conta das instituições de ensino superior pública que participam do exame. É importante deixar claro que qualquer pessoa formada em Medicina em outro país precisa ser aprovada no exame antes de exercer a profissão no Brasil.
Como é aplicado o Revalida?
- Aplicado de forma unificada, o Revalida tem como objetivo verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil.
Qual a exigência para a realização do Revalida?
- As exigências para a realização do Revalida são: ser brasileiro ou possuir cidadania brasileira; estar matriculado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal e ser formado em Medicina por uma instituição de ensino superior estrangeira que seja reconhecida pelo órgão nacional de fiscalização de seu país de origem.