adplus-dvertising

O que o Iluminismo combate?

Índice

O que o Iluminismo combate?

O que o Iluminismo combate?

Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.

Por que os iluministas defendiam a liberdade de expressão?

Para os iluministas, não se pode censurar o que uma pessoa diz apenas porque é contra o governo atual ou porque o grupo majoritário não concorda. É preciso ser livre para expressar os próprios pensamentos, independente de sua natureza.

O que combatiam o Iluminismo?

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo.

Qual foi a inspiração do Iluminismo?

  • As ideias do Iluminismo desempenharam um papel importante na inspiração da Revolução Francesa, que começou em 1789. Após a Revolução, o Iluminismo foi seguido pelo movimento intelectual conhecido como romantismo.

Quais as doutrinas centrais do Iluminismo?

  • Na França, as doutrinas centrais dos filósofos do Iluminismo eram a liberdade individual e a tolerância religiosa em oposição a uma monarquia absoluta e aos dogmas fixos da Igreja Católica Romana.

Qual a origem do Iluminismo no século XVII?

  • Immanuel Kant. Ainda que importantes contemporâneos venham ressaltando as origens do iluminismo no século XVII tardio, não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do iluminismo.

Qual a diferença entre o Iluminismo e a burguesia?

  • Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas".

Postagens relacionadas: