adplus-dvertising

Para que serve a alcalinidade da piscina?

Índice

Para que serve a alcalinidade da piscina?

Para que serve a alcalinidade da piscina?

A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre ppm.

O que é a alcalinidade da água?

A Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente.

O que acontece se alcalinidade da piscina estiver alta?

Se a Alcalinidade Total estiver muito alta, o pH tende a subir constantemente e a cristalinidade da água fica comprometida, ou pelo esverdeamento ou pela formação de sais sólidos que ficam em suspensão na piscina. O valor ideal para a Alcalinidade da água da piscina é em torno de 100 PPM.

Como controlar pH e alcalinidade da piscina?

Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir. Assim como ao aumentar a alcalinidade com bicarbonato de sódio, o pH tende a aumentar.

Como podemos medir o pH e a alcalinidade?

  • Entretanto, o pH, o cloro total e cloro livre são medidos com maior frequência dentre os supracitados. Justamente por isso, vamos nos limitar apenas a considerações sobre pH e alcalinidade total (denominada daqui por diante apenas por alcalinidade) ok?

Qual é a alcalinidade?

  • Comumente chamada apenas de Alcalinidade, ela determina se a água fica facilmente verde e se terá seu pH variando constantemente além da recorrência de problemas com relação à cristalinidade. Se você não sabe o que é Alcalinidade vem com a gente que vamos mergulhar no assunto!

Como aumentar o pH e a alcalinidade da piscina?

  • Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes. Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.

Qual a função da alcalinidade na água?

  • Definida como um conjunto de sais minerais da água, a alcalinidade ajuda a manter o equilíbrio do pH, evitando grandes variações ou mudanças do pH. Já o pH é o potencial hidrogeniônico, responsável por indicar se a água está ácida (pH baixo), neutra ou básica (pH alto).

Postagens relacionadas: