adplus-dvertising

O que é necessário em um planejamento curricular?

Índice

O que é necessário em um planejamento curricular?

O que é necessário em um planejamento curricular?

Analisar os objetos amplos da educação, definição dos objetivos a nível de escola; definição dos objetivos das disciplinas e dos seus conteúdos; ... Definição e organização de um processo de avaliação, relacionado e adequado aos objetivos propostos no plano curricular.

O que é planejamento do sistema de educação?

É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos.

Qual é o objetivo do planejamento curricular?

O planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. É o instrumento que orienta a educação, como processo dinâmico e integrado de todos os elementos que interagem para a consecução dos objetivos da escola.

Qual a importância e necessidade do planejamento curricular?

O Planejamento Curricular tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. ... Seu objetivo é garantir que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes.

Quais são os primeiros passos para o planejamento curricular?

Desta forma, os primeiros passos para o planejamento curricular são: I- Organizar-se a partir da definição de sua concepção filosófica. II- Organizar-se de maneira aleatória, com uma preocupação individualizada. III- Organizar seus objetivos a partir da clientela que irá trabalhar.

Quais os três níveis básicos do planejamento pedagógico?

Tipos e Níveis de Planejamento

  • a) Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] ...
  • b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

Qual o objetivo do planejamento curricular?

  • Planejamento Curricular O Planejamento Curricular tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. Segundo Coll (2004), definir o currículo a ser desenvolvido em um ano letivo é uma das tarefas mais complexas da prática educativa e de todo o corpo pedagógico das instituições.

Qual é o planejamento curricular da escola?

  • O planejamento curricular começa com um momento de levantamento de alguns aspectos: Qual é a realidade social, política, econômica e religiosa em que a escola está inserida? Quais teorias educacionais e filosóficas orientam o ensino nessa escola? Que fatores sócios culturais e psicológicos podem interferir no processo educacional?

Qual é a concepção do currículo planejado?

  • A referência a fatores de organização escolar, estruturas e meios é necessária para garantir a condição de realizar o currículo planejado. Do ponto de vista teórico, a concepção do plano viria primeiro e deveria demandar determinadas condições de implementação.

Quais são as condições de execução do plano curricular?

  • A explicitação das condições de execução do plano curricular visa, mais uma vez, aproximar o planejamento da implementação curricular, no sentido de encontrar o ponto de equilíbrio entre as exigências normativas de um plano e a situação real onde vai ser executado. Para quem quiser ler mais sobre planejamento curricular, confira nesse livro.

Postagens relacionadas: