adplus-dvertising

O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?

Índice

O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?

O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?

É importante ressaltar que você não deve jamais pisar no freio durante a aquaplanagem. A probabilidade do carro girar ao acionar o freio é gigantesca. Mantenha as mãos firmes no volante para que o veículo não rode, pois, qualquer movimento brusco pode causar isso.

O que ocorre a hidroplanagem ou aquaplanagem quando o veículo?

Aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecido em Portugal como lençol de água, é um fenómeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma fina camada de um qualquer fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer com lama), os pneus perdem o contato com o asfalto.

O que significa aquaplanagem e como evitar?

A aquaplanagem ocorre quando a água cria uma fina camada sobre a pista, fazendo com que os pneus percam atrito com o solo e o veículo deslize sem controle. Nem é preciso dizer que, se o motorista não reagir corretamente, pode causar um acidente grave.

Qual a diferença de aquaplanagem para hidroplanagem?

A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada. À medida que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.

O que pode favorecer para ocorrer aquaplanagem ou hidroplanagem?

Aquaplanagem ou hidroplanagem significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores: ... – Profundidade insuficiente dos sulcos da bandagem dos pneus (lisos). – Pneus mal calibrados.

Qual contribuição para a aquaplanagem?

  • 5) Qual das condições abaixo contribui para o fenômeno da aquaplanagem? D) estar atento à existência de poças de água e reduzir a velocidade sem frear sobre elas. 6) Um condutor, dirigindo de dia, não consegue alertar a tempo de evitar acidente com um pedestre distraído, que está iniciando a travessia em local proibido.

Como evitar a aquaplanagem?

  • Para evitar a aquaplanagem, algumas pequenas atitudes são fundamentais para o condutor: usar pneus em bom estado, reduzir a velocidade ao perceber grande quantidade de água no asfalto, não frear bruscamente e nem virar o volante se perceber que está perdendo o contato com o solo.

Quando ocorre a aquaplanagem do carro?

  • Normalmente, o peso do carro e a textura dos pneus fazem com que o veículo atravesse a água existente na estrada, não causando qualquer problema para a condução. A aquaplanagem pode ocorrer quando a água se acumula à frente do pneu, por norma em consequência de velocidades elevadas que não permitem que o peso do veículo a tire do caminho.

Como evitar acidentes e reagir a aquaplanagem?

  • Evitar acidentes e reagir a aquaplanagem dependerá diretamente da sua postura ao volante. Confira as nossas dicas para conduzir a situação com segurança. Conduzir em dias chuvosos exige mais dos motoristas para manter a segurança nas vias e driblar possíveis situações de perigo, como a aquaplanagem.

Postagens relacionadas: