Como é feita a cirurgia de revascularização do miocárdio?
Índice
- Como é feita a cirurgia de revascularização do miocárdio?
- Quando é indicado a cirurgia de revascularização do miocárdio?
- Quais os tipos de pontes que podem ser usadas na cirurgia de revascularização do miocárdio?
- Quais os principais vasos utilizados para a revascularização do miocárdio *?
- Como é feito uma cirurgia de coração?
- Quais as indicações para cirurgia cardíaca?
- Qual a indicação de cirurgia de CRVM?
- O que é uma cirurgia de revascularização do miocárdio?
- Quando a cirurgia de ponte de safena é indicada?
- Como é o pós-operatório da cirurgia de revascularização miocárdica?
- Qual a vantagem do procedimento de revascularização do miocárdio?
- Como fazer a cirurgia do miocárdio?
- Quais são os resultados da cirurgia de recuperação do miocárdio?

Como é feita a cirurgia de revascularização do miocárdio?
A cirurgia de revascularização requer anestesia geral e dura em torno de 3 a 6h. Na técnica tradicional o cirurgião faz um corte longo no centro do tórax e através do esterno – osso localizado na parte da frente do tórax – alcança o coração.
Quando é indicado a cirurgia de revascularização do miocárdio?
A cirurgia revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, é uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo. Ela é indicada em situações onde existem obstruções (entupimentos) importantes nas artérias do coração, conhecidas como artérias coronárias.
Quais os tipos de pontes que podem ser usadas na cirurgia de revascularização do miocárdio?
As pontes utilizadas na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio podem ser feitas com diferentes tipos de enxertos. Hoje, a técnica mais difundida (e que é considerada a melhor conduta) é a utilização, sempre que possível, de enxertos arteriais.
Quais os principais vasos utilizados para a revascularização do miocárdio *?
Com base nesse raciocínio, outros enxertos passaram a ser utilizados para a cirurgia de revascularização do miocárdio, sendo as mais comuns as artérias mamárias (ou torácicas internas), radiais, gastroepiploicas e epigástrica inferior.
Como é feito uma cirurgia de coração?
- Fechada: são feitas incisões pequenas e a cirurgia é feita sobre o coração batendo. - Aberta: nela o peito do paciente é aberto e a operação feita sobre o coração. - Cirurgia moderna com coração batendo: o coração bate, mas é estabilizado para se ter uma área quase parada.
Quais as indicações para cirurgia cardíaca?
A cirurgia deve ser indicada quando se tornarem sintomáticos, apresentando arritmias, aumento do ventrículo esquerdo, embolia, insuficiência cardíaca congestiva, baixa fração de ejeção e doença arterial coronariana que requeira tratamento.
Qual a indicação de cirurgia de CRVM?
É um procedimento recomendado para grupos selecionados de pacientes com estreitamentos ou "bloqueios" importantes das artérias que nutrem o coração (doença coronariana aterosclerótica). Através dessa técnica, criam-se percursos alternativos através dos quais a obstrução ou obstruções são ultrapassadas.
O que é uma cirurgia de revascularização do miocárdio?
O que é a cirurgia de revascularização miocárdica? É um procedimento recomendado para grupos selecionados de pacientes com estreitamentos ou "bloqueios" importantes das artérias que nutrem o coração (doença coronariana aterosclerótica).
Quando a cirurgia de ponte de safena é indicada?
A cirurgia revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, é uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo. Ela é indicada em situações onde existem obstruções (entupimentos) importantes nas artérias do coração, conhecidas como artérias coronárias.
Como é o pós-operatório da cirurgia de revascularização miocárdica?
- O pós-operatório da cirurgia de Revascularização Miocárdica aparentemente é simples, mas requer uma enfermeira especializada e um cuidado humanizado.
Qual a vantagem do procedimento de revascularização do miocárdio?
- A maior vantagem que o paciente tem para realizar o procedimento de Revascularização do Miocárdio é a de poder levar uma vida normal, além disso, a cirurgia não deixa cicatrizes horrorosas no corpo do paciente e após 48 horas o local da cirurgia já pode ser descoberto. A recuperação é tranquila.
Como fazer a cirurgia do miocárdio?
- O cirurgião especialista que realizará os procedimentos dará claras instruções para que você siga antes da realização da cirurgia, e deixará o paciente ciente de riscos como sangramento, infecção e reação contrária referente à anestesia. Revascularização do Miocárdio, cirurgia no coração.
Quais são os resultados da cirurgia de recuperação do miocárdio?
- No entanto, os resultados a longo prazo dependem também da aderência do paciente aos cuidados determinados pelo acompanhamento clínico. A Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (ponte de safena) devolve qualidade de vida normal aos pacientes, inclusive aos mais idosos. O período de recuperação, no entanto, pode variar bastante.