adplus-dvertising

O que é a licença de operação?

Índice

O que é a licença de operação?

O que é a licença de operação?

Licença de Operação: é a licença que de fato autoriza o empreendedor a iniciar as atividades. Ela basicamente atesta que o relacionamento entre o empreendimento e o meio ambiente está selado e aprovado, e que existem cláusulas bem estabelecidas para se manter as operações do negócio.

Como tirar a licença de operação?

Para solicitações de Licença de Operação (LO), o interessado deve encaminhar uma Ficha Cadastral preenchida para o Setor de Triagem e Acompanhamento de Processos – ITAP, por meio do e-mail [email protected]. O ITAP gera um boleto para pagamento da taxa de análise.

Quais tipos de licença?

Cada uma é exigida em uma etapa específica do licenciamento.

  • 1 – Licença Prévia. A Licença Prévia (LP) é a primeira etapa do licenciamento. ...
  • 2 – Licença de Instalação. Como o próprio nome diz, a Licença de Instalação (LI) é concedida após a aprovação do projeto inicial. ...
  • 3 – Licença de Operação.

Quem precisa de licença de operação?

Todo empreendimento ou atividade que causar, efetiva ou potencialmente, impacto ambiental deve estar sujeito ao licenciamento ambiental.

O que é uma lo?

Licença de Operação (LO) – Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra, das atividades produtivas. É concedida depois que é concedida após vistoria para verificar se todas as exigências foram atendidas.

Como elaborar uma licença ambiental?

O licenciamento ambiental em 7 passos

  1. 1º Passo: Identificar o órgão ambiental competente. ...
  2. 2º Passo: Identificar o tipo de licença ambiental a ser requerida. ...
  3. 3º Passo: Formulário de requerimento ao órgão licenciador. ...
  4. 4º Passo: Requerimento da licença/autorização e abertura de processo (art.

Como conseguir a licença ambiental?

A licença ambiental pode ser emitida por órgãos ambientais da união, estados ou municípios, uma vez que há competência comum entre as três esferas da federação e normas de cooperação entre ambos. Desse modo, a emissão da licença vai depender do local de impacto ambiental.

Quais são os três tipos de licenças ambientais no Brasil e quais os seus prazos de validade?

Sendo assim, as licenças ambientais existentes são: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. A licença prévia destina-se à aprovação do projeto, envolvendo a localização e viabilidade e tem prazo máximo de 05 anos.

Quais são os tipos de licenças ambientais e seus respectivos prazos de validade?

Sintetizando: Os prazos de validade das licenças ambientais são:

  • LICENÇA PRÉVIA:ATÉ 05 ANOS.
  • LICENÇA DE INSTALAÇÃO: ATÉ 06 ANOS.
  • LICENÇA DE OPERAÇÃO: DE 04 A 10 ANOS.

Como conseguir a licença de operação?

  • Como pudemos ver, conseguir a Licença de Operação não é o fim de um processo, mas apenas parte de um trajeto que ainda carece de muito controle. É muito importante que a empresa continue atenta às condicionantes estabelecidas para manter sua LO.

Qual a licença de instalação e de operação?

  • Licença de Instalação e de Operação (LIO): substitui os procedimentos administrativos do licenciamento de instalação e do licenciamento de operação ordinários, unificando-os. Através da LIO o órgão ambiental autoriza, em uma única fase, a instalação e a operação de atividade ou empreendimento.

Qual o órgão responsável pela concessão da licença?

  • A concessão da licença fica a cargo de órgãos ambientais estaduais e também do IBAMA no caso de grandes projetos (como aqueles que podem afetar mais de um Estado do território, como por exemplo a instalação de usinas hidrelétricas ou atividades do ramo de petróleo e gás, que geralmente possuem plataformas continentais.

Qual a licença prévia?

  • Licença Prévia: precisa ser solicitada quando a atividade ainda se encontra em fase planejamento. É esta licença que vai determinar a viabilidade ambiental do negócio. Sua finalidade é definir as condições de compatibilidade entre o empreendimento e a preservação do ambiente onde haverá atuação.

Postagens relacionadas: