adplus-dvertising

É um exemplo de solo argiloso?

Índice

É um exemplo de solo argiloso?

É um exemplo de solo argiloso?

A terra roxa é um exemplo de solo argiloso que resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes, como o ferro, responsável pela coloração avermelhada. Esse tipo de solo é encontrado nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Quais são as características do solo argiloso?

  • Características do Solo Argiloso. Grãos pequenos (microporos) e compactos. Impermeável a líquidos. Grande retenção de água. Alta impermeabilidade. Grande concentração de nutrientes. Pouca acidez. Propício para o cultivo e atividade agrícola. Mais resistentes à erosão.

Qual o diâmetro da argila no solo?

  • A argila corresponde a partículas que apresentam diâmetro menor que 0,002 mm. Solos com textura argilosa na superfície apresentam limitações à adoção do sistema de plantio direto, devido serem suscetíveis à compactação ocasionada pelo tráfego de máquinas. A compactação ocorre mais intensamente nos solos argilosos.

Por que a argila contêm mais argila?

  • Solos que contêm mais argila, são chamados argilosos. Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados. Isso faz com que o solo argiloso “segure” a água, e não permite que ela o atravesse – esse tipo de solo é denominado impermeável. Por isso a argila “encharca” com facilidade.

Qual a área de uma colherada de argila?

  • Argila – Partículas de argila são menores que 0,002 mm. Elas, portanto, possuem uma grande área superficial específica, apresentando uma enorme capacidade de adsorção de água e outras substâncias. Uma colherada de argila pode possuir uma área superficial do tamanho de um campo de futebol americano (ver Seção 8.1).

Postagens relacionadas: