Quais metais têm no catalisador?
Quais metais têm no catalisador?
A platina e os metais do grupo da platina (MGP) possuem importantes aplicações em catálise. Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
Para que que serve o pó de catalisador?
Ele consegue converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono, os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água e óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.
Porque o pó do catalisador é tão caro?
' Pois é, mas o problema é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com ela, os preços do paládio.
Como funciona o catalisador?
- Com a propriedade de acelerar a velocidade das reações químicas, o catalisador é responsável por transformar gases poluentes em substâncias inócuas. O catalisador é um componente do sistema de escape do seu automóvel, localizado muito próximo do coletor ou até mesmo junto a este para manter uma temperatura elevada.
Como o catalisador pode ser danificado?
- O catalisador pode ter problemas que se manifestam de três maneiras: primeira, o barulho do escapamento pode se alterar de uma hora pra outra, e o motivo pode ser o catalisador danificado. Uma segunda manifestação pode ser pela perda de potência, se o motorista perceber uma redução no desempenho do carro, a explicação pode estar no catalisador.
Quais são os resultados do catalisador?
- O primeiro, posicionado antes do catalisador, identifica o que está sendo expelido pelo motor, enquanto o segundo, localizado depois, identifica as substâncias processadas pelo catalisador. Os dois comparam os resultados para ajustar a injeção e manter os níveis de emissão e consumo sempre uma faixa aceitável.
Qual a colmeia de um catalisador?
- De uma forma geral, um catalisador automotivo apresenta um formato de colmeia, que apresenta minúsculos canais revestidos por metais nobres (Platina, Paládio, Ródio, Molibdênio). Esses metais são capazes de induzir a reação química de transformação dos gases nocivos em gases não poluentes. Abaixo temos a representação da colmeia de um catalisador: