adplus-dvertising

O que contribui para a desmotivação dos alunos?

Índice

O que contribui para a desmotivação dos alunos?

O que contribui para a desmotivação dos alunos?

Assim sendo, irão se tratar alguns motivos que resultam na desmotivação do alunado: questões de trabalho, retardamento da aprendizagem na idade adequada, organização familiar, alto índice de reprovação, metodologia usada em sala de aula, desinteresse pessoal, segregação escolar, dentre outros tantos motivos propícios ...

Por que os alunos estão desmotivados?

O baixo uso de tecnologia em sala de aula, a dificuldade em acessar a internet e a proibição do uso de celulares estão entre os fatores que mais incomodam os estudantes. As constantes ausências dos professores também diminuem as chances das escolas reterem os alunos.

Como deve ser a relação do professor com o aluno?

Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.

Por que os alunos ficam desmotivados?

  • Resumidamente, este conjunto de cognições motivacionais corresponde aos interesses pessoais dos alunos. À sua maior ou menor orientação para os objetivos acadêmicos. Se aplicarmos as cognições motivacionais a situações reais de sala de aula, podemos concluir que os alunos ficam desmotivados por três principais motivos.

Como ajudar o aluno desmotivado?

  • No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor/aluno e o processo avaliativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que os alunos apresentam dificuldade em interagir com determinadas atividades?

  • Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.

Qual a motivação do aluno?

  • Isso significa que, de forma breve e clara, podemos considerar que a motivação do aluno depende daquilo que o aluno pensa. Do que o aluno pensa sobre si, sobre as suas capacidades e sobre as tarefas acadêmicas. As cognições motivacionais podem agrupar-­se em dois grupos de cognições, que a literatura tem designado de expectativa e valor.

Postagens relacionadas: