adplus-dvertising

O que é considerado atividade complementar?

Índice

O que é considerado atividade complementar?

O que é considerado atividade complementar?

As atividades complementares são divididas em dois grupos: as realizadas externas à faculdade e aquelas que são feitas dentro da própria instituição. Os exemplos de atividades complementares externas incluem os estágios não obrigatórios, os cursos de extensão, os congressos, as conferências e os workshops.

Para que serve as horas complementares na faculdade?

Ela foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada pela Câmara de Educação Superior em 2003, e tem como objetivo fazer com que os estudantes façam atividades extras fora do período de aulas para enriquecer o processo de aprendizagem e complementar a formação profissional.

Quais cursos valem como horas complementares?

Quais cursos são aceitos como horas complementares? Cursos livres, presenciais ou a distância, são aceitos como atividades complementares nas instituições de ensino no Brasil. No entanto, o participante precisa ter condições de comprovar a sua participação por meio de emissão de certificados.

O que vale como atividade complementar Uninove?

Projetos de pesquisa. Monitorias. Participação em seminários, palestras, congressos, etc. Publicação de artigos.

Quais cursos podem ser usados como horas complementares?

Normalmente, as atividades complementares são divididas de acordo com as seguintes categorias:

  • extensão, por exemplo cursos;
  • pesquisa, por exemplo, iniciação científica;
  • ensino, como monitoria.

Qual a importância das atividades complementares na formação acadêmica?

As atividades complementares correspondem a práticas acadêmicas que buscam ampliar o currículo e enriquecer o perfil do formando. Elas ampliam os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula e propiciam a transdisciplinaridade no currículo (SILVA, 2008).

Quais são as atividades complementares?

  • As atividades complementares – também conhecidas como horas complementares ou extracurriculares e ACC – foram instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) através do parecer nº 67 do CNE/CES. O objetivo é que o estudante tenha acesso a outras fontes de conhecimentos, ampliando a sua formação acadêmica e enriquecendo o processo de ...

Qual a obrigatoriedade das atividades complementares?

  • As atividades complementares são exigidas pelas instituições de ensino superior, sendo uma obrigatoriedade para a formação dos alunos e, portanto, deverão ser realizadas durante o curso, em paralelo com às demais disciplinas acadêmicas.

Quais são as atividades complementares na graduação?

  • Cursos de extensão e até mesmo cursos livres também são excelentes atividades complementares na graduação. Você pode tanto buscar por conteúdos que sejam relacionados à sua área de formação, quanto optar por aprender novos idiomas ou desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho.

Quais são as atividades complementares e extracurriculares?

  • Atividades complementares ou horas extracurriculares foram instituídas pelo Ministério de Educação para compor a grade curricular dos cursos de graduação do Brasil. Elas são obrigatórias para complementar o currículo acadêmico — ou seja, para receber o tão desejado diploma, é necessário cumprir com a carga horária mínima determinada.

Postagens relacionadas: