adplus-dvertising

O que é o envelhecimento normal?

Índice

O que é o envelhecimento normal?

O que é o envelhecimento normal?

O que é o envelhecimento normal? O envelhecimento normal é acompanhado por um declínio de várias funções cognitivas, nomeadamente da memória, da atenção e do funcionamento executivo (responsável pelo planeamento, execução e monitorização de comportamentos).

Como é chamado o envelhecimento patológico?

A demência é um distúrbio cognitivo caracterizado por perda memória, associado com outras alterações como: deficit atenção, aprendizado, transtornos de humor, ... Pode ser primária, vascular (sequela de AVC) ou secundária ( álcool, deficiência VIT B12, sífilis, distúrbio tireoide, ..).

Quais as características do envelhecimento com senilidade?

Caracteriza-se por uma perda gradual nas reservas do organismo, com aumento do risco de contrair doenças e declínio na capacidade física e mental.

Quais são os aspectos psicológicos do envelhecimento?

O isolamento familiar; as alterações na imagem; a perda de entes queridos e até mesmo o pensamento na morte; o afastamento do trabalho e da vida produtiva, que o fazem se sentir inútil; a ausência de paciência com suas limitações (esquecimento, lentidão etc.); dentre outros fatores acabam propiciando o desenvolvimento ...

Quais características são próprias do envelhecimento físico normal?

O envelhecimento segundo aspectos físicos/biológicos podem ser identificados através de modificações externas e internas, conforme exposto no quadro a seguir. Bochechas enrugam e embolsam. Perda de massa muscular; articulações endurecidas. Perda do tônus da pele, torna-se flácida.

Como se caracteriza o declínio físico no envelhecimento com senilidade?

O declínio físico e mental são lentos e gradativos e não tem idade definida para se estabelecer. As alterações envolvidas neste processo não são produzidas por doenças, mas são o resultado das mudanças orgânicas, funcionais e psicológicas que o envolvem.

Qual é o significado do envelhecimento?

  • Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.

Como é o envelhecimento ativo?

  • A expressão “envelhecimento ativo” tem crescido consideravelmente, assim como o número de seus adeptos. Trata-se de envelhecer priorizando, além de atividades sociais, as afetivas, profissionais e amorosas.

Como debruçar sobre o conceito de envelhecimento?

  • Vou debruçar-me sobre o conceito de envelhecimento, seguindo um estilo pessoal de reflexão sobre o tema que me é dado para desenvolver, reflexão realizada a partir das muitas leituras que tenho vindo a efetuar. Recordo uma pintura de Arcimboldo, do século XVI, representando as quatro estações.

Quais são os principais problemas durante o envelhecimento?

  • Os principais problemas que ocorrem durante o período de envelhecimento são os danos no sistema nervoso central (que comprometem a memória tornando-a mais fraca com o passar do tempo) e problemas psicológicos. A expressão “envelhecimento ativo” tem crescido consideravelmente, assim como o número de seus adeptos.

Postagens relacionadas: