O que constitui em mora o devedor?
O que constitui em mora o devedor?
Ouça em voz altaPausarConforme dispõe o artigo 394, do Código Civil, “considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer”.
Como se configura a mora?
Ouça em voz altaPausarOu seja, o simples fato do devedor não efetuar o pagamento ou não entregar o bem já configura a mora. Quando a é projetada com a inclusão de um prazo final, o próprio fato do descumprimento impõe a mora de forma automática, sendo desnecessária qualquer interpelação mediante provocação do credor.
Quais os efeitos da mora do devedor?
Ouça em voz altaPausarO devedor em mora responde pelos prejuízos a que sua mora der causa: pagará a prestação, as perdas e danos, os juros de- correntes da mora, a atualização dos valores monetários e os honorários ad- vocatícios. Essas são as consequências patrimoniais da mora do devedor.
O que é mora no pagamento?
Ouça em voz altaPausarMora é o atraso no pagamento de uma dívida.
Como é que se escreve a palavra mora?
Ouça em voz altaPausar"MORAR - ter habitação ou residência; habitar; residir: Fulano mora na cidade ou no campo, no centro ou no bairro. Constrói-se [o verbo morar] com a preposição EM ou com o advérbio ONDE, devendo evitar-se o emprego da preposição a, por se tratar de verbo de quietação.
Como caracteriza a mora?
Ouça em voz altaPausarA mora é a inexecução culposa ou dolosa da obrigação. Também se caracteriza pela injusta recusa de recebê-la no tempo, no lugar e na forma devidos. A mora pode ser por parte do devedor ou do credor.
Quando ocorre a cessação da mora?
Ouça em voz altaPausarOcorre quando a pessoa que está inadimplente cumpre a sua obrigação (mora do devedor) ou a aceita (mora do credor), devendo ser ressarcido os prejuízos causados a outra parte. ... Já na cessação da mora, ocorre a extinção da própria obrigação, seja por novação ou por remissão da dívida.
Quando ocorre e quais as possíveis consequências da mora do credor?
Ouça em voz altaPausarSe a prestação, devido à mora, se tornar inútil ao credor, este poderá enjeitá-la, e exigir a satisfação das perdas e danos. No caso de inadimplemento absoluto, a obrigação jamais poderá ser realizada. Já o inadimplemento relativo, ou mora, pode ocorrer tanto com o devedor quanto com o credor.