adplus-dvertising

O que forma a derme?

Índice

O que forma a derme?

O que forma a derme?

A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.

Que tipo de tecido constitui a epiderme ea derme?

A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.

Quais os componentes de cada camada da pele?

É dividida em duas camadas:

  • Camada papilar: Localizada abaixo da epiderme, com papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme. É constituída por tecido conjuntivo frouxo.
  • Camada reticular: É uma camada mais profunda e espessa, sendo constituída por tecido conjuntivo denso.

Como se nutre a epiderme?

A vascularização da derme se dá por meio de três importantes plexos intercomunicantes: o plexo subpapilar percorre dentro da parte papilar da derme, paralela à epiderme, e fornece um rico suprimento de capilares, arteríolas terminais e vênulas das papilas dérmicas.

Quais tecidos a epiderme a derme e a hipoderme são formadas?

A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.

Quais são as consequências da derme?

  • Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc. Sob a pele há uma camada de tecido conjuntivo frouxo – o tecido subcutâneo – rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas).

Quais são as funções da derme?

  • Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. A derme é essencial para a sobrevivência da epiderme, e essas camadas adjacentes mantêm muitas relações funcionais e estruturais importantes.

Quais são as camadas da derme?

  • Podemos dividir a derme em duas camadas: a derme papilar, onde estão as papilas dérmicas, e a derme reticular, que constitui a parte mais espessa da derme e é formada por tecido conjuntivo denso não modelado. É na derme que estão localizados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas sensoriais, folículos pilosos e glândulas.

Qual a diferença entre a epiderme e a derme?

  • A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme. Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo. Saiba mais, leia também:

Postagens relacionadas: